quinta-feira, 16 de julho de 2009

Treinar cães cegos para passeios e brincadeiras!


Olá,
Como postei anteriormente meu frenchie Tyson tem catarata juvenil em ambos olhinhos, não existe tratamento alternativo, somente cirurgia, que já estamos estudando fazê-la com o Vet. Oftalmologista Pigatto, que já o examinou, fez inclusive a eletrorretinografia que constatou que existe visão sim. Obaaa!
Antes que me perguntem pq ainda não fiz tal cirurgia, vou logo respondendo.
A questão é q o Tyson é epilético, sei q isso não é impedimento nem desculpa mas ele tem uma vida normal, sua cegueira fez com q ele desenvolvesse absurdamente seus demais sentidos. Tanto q em casa, onde ele mapeou mentalmente todos os cantos, ele se vira perfeitamente sozinho. Corre, brinca, apronta, se esconde.... Claro q não devemos mudar os móveis e objetos de lugar, mas se for necessário basta levá-lo até o local, deixar ele cheirá-lo e quando ele estiver se aproximando "gritar" Cuidado! Explicarei como o ensinei logo abaixo. Ou seja, estamos com receio de operá-lo, algo não dar certo, ele sofrer mto no pós... enfim medos que temos... medo de perdê-lo, estando ele tão bem. Mas isso conversaremos depois...
Contarei o que fiz para q ele tivesse a vida normal q tem hj, serve tb para os cachorros q não tem como reverter seu problema da cegueira.
Vamos então aos comandos para os cachorros deficientes visuais??
Aliás o comando "Cuidado" eu inventei desde q ele começou a perder a visão com 2 aninhos, hj ele tá com 5 anos.
Associar estes comandos com petiscos, ou brinquedos que tenham cheiros e ou façam barulhos suaves, que não o assustem, ajudará muito o cachorro a atender rapidamente.
Explico: ensine os comandos básicos para seu cachorro especial, principalmente o senta e o aqui. Então passe a ensinar o "Cuidado".
Garanto q ele aprenderá. Pq ele quer brincar, quer conviver e só precisa de ajuda. A tendência dos donos é de proteger seus ceguinhos, deixá-los somente em casa, pq não passear, brincar??
Ele conseguindo aprender estes comandos vcs já terão resultados bacanas.
É simples comece em casa com ele na guia e se tiver algum obstáculo fale: "Cuidado" e o ensine a parar. Claro q nas primeiras vezes ele irá seguir, e provavelmente se baterá ou esbarrará no objeto a frente, com o sustinho ele passará a "ouvir" tal comando.
Depois nos passeios fazer o comando próximo de buracos pequenos, postes, muros, árvores, lixeiras, pessoas, cocôs que foram esquecidos na rua por donos porquinhos.
Mas sempre na guia e tb numa distância que o dono tenha como salvá-lo de uma situação mais séria.
Logo que passarem desta fase light inicie usando o comando em degraus, escadas, piscinas, janelas e outras situações de risco maior....... a partir de um momento eles começarão a atender o comando e se condicionarão.
Sempre na guia, na verdade a guia passa a ser para o cachorro deficiente visual sua "bengala". Tyson sem a guia, fica nervoso e chorando exigindo q coloque a guia, então ele fica feliz pula mto e aproveita o passeio.
Deixe-os farejar em locais seguros pq então ele associará o cheiro ao local o que vai facilitando sua autonomia.
Sou contra andar com cachorros normais ou não sem coleira e guia, é falta de responsabilidade dos donos.
Mas numa situação segura, por exemplo no sítio de uma amigo, leve-o seu cão, deixe ele cheirar tudo e todos antes de soltá-lo....... para chegar neste momento seu cachorro tem q atender prontamente o comando "Cuidado".
O cachorro cego tende a ser ansioso, óbvio né?
Portanto o cuidado ao apresentá-lo a outros cachorros tem que ser muito maior, e os donos tem que passar tranquilidade neste momento e nunca tensão. Afinal, não é pq ele é cego q tem de ficar isolado ou tb ter q aceitar todos os cachorros do mundo, pelo contrário ele q escolherá seus aumigos... assim como os cães normais..... a questão é q interpretações erradas de comportamento entre cães tendem a acabar em brigas feias, portanto procure por aumigos que sejam bastantes brincalhões e nem um pouco agressivos.
E o solte, deixe o livre pois faz parte da sua natureza, quando ele por curiosidade resolver passar dos limites dê o comando e o chame de volta.
Comandos: Cuidado e Aqui.
Os cachorros especiais, atendem os comandos através de estímulos diferentes dos cachorros normais.
Eles difereciam tudo e todos pelo cheiro, sabem tudo que esta acontecendo somente pelo que ouvem, ou seja, na rua eles podem ser cachorros especiais, porém com autonomia para diferenciar o mundo lá fora.
"Conversar" muito com seu cachorro cego, modificando seu tom de voz toda vez q for necessário. Se for necessário acentue, force mesmo o tom da mensagem q quer passar, pois para ele ficará mais fácil interpretar o q esta dizendo.
Como ele não pode "ler" sua expressão facial, nem seus movimentos corporais será o tom da sua voz q determinará o quer "dizer" pra ele.
Postarei a seguir os brinquedos mais legais comerciais e caseiros para brincarmos com nossos ceguinhos. E tb as brincadeiras mais seguras pra todos se divertirem sem riscos.
Aguardo vcs,
bjss Cecília e Tyson.
Sites legais:
http://www.blinddogs.net/
http://www.blinddogs.com/
http://www.blindpets.net/
Fonte da Imagem:
Barney é um golden retriever de 8 anos cego.



8 comentários:

  1. Oi Cecília!
    Amei seu blog que encontrei no google pesquisando sobre cães cegos já que nosso amado Coiote está ficando e estamos tentando amenizar e lhe dar melhores condições de adapatações.
    Vou providenciar o arco postado e tenho certeza será de grande valia.
    Valeu e parabéns pela grande ajuda.
    Irany

    ResponderExcluir
  2. oi, cecília,
    achei seu blog depois q minha cachorrinha perdeu a visão.
    ao receber a notícia q ela não iria mais enxergar fiquei desesperada
    mas ao ver q o tyson e tantos outros cães vivem sem problemas,
    e ao perceber q minha pequenina anda normalmente em casa, sem esbarrar em coisa alguma,
    sobe e desce escadas sozinha e tantas coisas mais(e só tem 23 dias q isso aconteceu), fiquei mais tranquila.
    vi q vc tb tem outros cães em casa e queria tirar algumas dúvidas: como vc faz com o tyson? ele fica separado?
    ou convive normalmente com os outros(principalmente os grandes)?
    fico preocupada em deixa-la perto dos grandes mesmo estando comigo...
    no mais, parabéns pelo seu blog, tem me ajudado muito e deve ajudar muitas outras mães de cães(especiais ou não)tb!!

    ResponderExcluir
  3. oi cecília, meu nome é jailson, hoje eu e minha irmã fomos ao veterinário para infelizmente comprovar uma coisa que ja imaginávamos, nossa cadelinha maltês Madú, de 11 meses esta cega, e minha irmã ficou muito triste, mas ao ver esse seu blog, pude ver que eles podem viver felizes, tenho certeza que minha irmã ao ver esse seu blog, irá se animar e ver que temos muitas coisas pra aprender para fazer da vida da Madu, bem melhor, abraços!

    ResponderExcluir
  4. Olá Jailson, tudo melhor? A notícia que seu cãozinho ficou cego realmente não é das melhores, né? Mas e daí? Vais gostar menos dele por isso? Claro que não, né? Então mãos a obra, já dei várias dicas aqui no blog sobre o tema, vai lá em cima no canto direito e coloque lá na caixa de pesquisa sobre cegueira, cães cegos e brincadeiras. Vai aparecer tudinho que já escrevi sobre o tema. Qual foi o diagnóstico dele? Não tem como operar?
    Mas seguinte, guarde as dicas principais que são: Não mude os móveis de casa de lugar, não deixe ele acessar locais perigosos(piscina, buracos, sacadas, escadas), só depois quando estiverem mais experientes apresentarão estes obstáculos mais difíceis. Brinque mais com as mãos, toque mais ele, tipo lutinhas, sempre encostando nele. Senão encontrar brinquedos interativos(sonoros) faça um com garrafa pet e uma pedrinha dentro, eles adoram.... bolas com guizos dentro são ótimas(compre uma oca e enfie um guizo entro, feche o buraco que fez e pronto) e ensine comandos vocais, treine todo dia, ensine os básicos e depois os de "cuidado", "pare" e "fique"! Ele é muito jovem ainda, poderá se recuperar ou se acostumar a esta nova vida. Os cães não precisam tanto assim da visão, precisam mais da audição e do olfato, viu!? Sem pena, sem chorar sobre o leite derramado, façam ele se sentir amado, e isto que importa pra ele!! Amor!
    Peça para sua irmã entrar sim no blog, ela vai sim ficar mais calma. Mostre o Tyson, meu cachorro que é cego e epilético, e joga futebol, brinca e apronta muita coisa....
    Força pra vcs e bjks Cecília.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Cecilia, encontrei seu blog por acaso, é simplesmente sensacional, isso mostra que você é uma pessoa muito sensível e atenciosa como Tyson, pelo visto você consegue o fazer um cãozinho muuuito feliz e eu fiquei muito feliz em ler seu blog, você está de parabéns, já tem seu lugarzinho guardado no céu. Fica com Deus e parabéns pelo Tyson!

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  6. Oi Cecilia e Tyson,meu nome é Cristina e sou mãe de três filhos peludos lindos,Rex que nós eu e minha parceira Maria adotamos ele foi abandonado pela sua dona e ficou na rua por algum tempo,como foi atropelado resolvemos cuidar dele,o Ataulfo que é um mini schinauzer têm 9 anos e é pai do meu principe o Francisco que têm 8 anos,e é muito mimado por mim,a 1 semana fiquei sabendo que meu bebe esta cego,foi um choque chorei d+ e como vc pode imaginar fiquei mais triste do que ele,agora começo á aceitar a cegueira dele mas estou pesquisando para saber se não há algo mais grave,porque eu o achei muito deprimido e diferente,enfim hj ele foi dar um passeio na casa da minha mãe e ficou muito perdido,pronto comecei a sofrer e chorar novamente,sei que não estou o ajudando por isto decedi encontrar uma maneira de ajudá-lo e aceitar isso,afinal ele é um filho especial!
    Entrei na internet para conhecer algum treinador de cães cegos e encontrei seu blog,vc não sabe o bem que me fêz,e o bem q o Tyson esta fazendo ao meu filho,vc me encheu de esperança e aceitação,já começo a mudar meu tratamento dispensado ao Francisco até aqui,nada de proteção exagerada,quero vê-lo feliz,muito obrigada pelas suas dicas vc é muito abençoada mesmo!bjs e que S.Francisco proteja seu bebe para sempre,ah quais são os brinquedos que vc recomenda para educar nossos filhos especiais?bjs

    ResponderExcluir
  7. Oi descobri hoje q meu lhasa-apso esta quase 100%cego ele tem apenas 9 meses estou usando colirio e pomada para poder operar a dra.me deu grande chance dele voltar a enxergar

    ResponderExcluir
  8. Olá Cecília, eu tenho um beagle de 7 anos, e a 3 anos foi diagnosticado epilético, a 1 ano e 8 mêses ele toma Brometo de potássio de 600mg e o gardenal de 100mg. Me diga uma coisa o seu cão ficou cego por causa da epilepsia ou por causa dos remédios? O que os médicos lhe falaram? Obrigada Rosana.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...