quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Hérnia de Disco em Animais

Para você que esta com seu pet com problema de paralisia, causado por hérnia de disco, compreenda o que acontece com ele!
Vamos então compreender o problema!
Bjks Cecília.

Hérnia de Disco em Animais
O que é um disco intervertebral e para que serve?
A medula espinhal é um dos órgãos mais importantes e mais sensíveis do corpo. Se for danificada as suas células não se regeneram e normalmente o trauma leva a danos permanentes. Por isso, a medula está especialmente protegida: atravessa um canal ósseo dentro da coluna, estando envolvida por osso, exceto quando passa sobre os discos intervertebrais.
Os discos encontram-se entre as vértebras e têm uma consistência tipo borracha. Eles permitem os movimentos da coluna sem que haja contato entre as vértebras.
O que significa um disco romper e como acontece?
Os discos são constituídos por duas partes, uma parte exterior rígida formada por fibras que protegem a parte central. A parte exterior é menos espessa na face dorsal, justamente na zona em que contata com a medula espinhal. A parte central do disco (núcleo) tem uma consistência gelatinosa.
Quando a parte exterior degenera, permite que o núcleo se escape. A isto chama-se ruptura discal. Como a parte mais frágil da camada externa do disco se situa dorsalmente, o material do núcleo escapa dorsalmente indo comprimir a medula. Como a medula espinhal está encarcerada na estrutura óssea, não se pode afastar da pressão exercida sobre ela.
A degeneração da parte externa do disco é espontânea e resulta da saída do conteúdo interno da parte central. Não está relacionada com trauma, nem com a idade. A maioria dos cães com patologia discal degenerativa têm de 3 a 7 anos e provavelmente existe influência genética. Certas raças, como Daschund, Poodle, Pequinês, Lhasa-Apso, Cocker Spaniel, Beagle e Bulldog Francês(dica da super Camilli, do blog Ville Chamonix) têm uma elevada incidência de patologia discal. O Pastor Alemão e Doberman Pinscher são outras raças também afetadas mas em menor grau.
Normalmente os sinais clínicos são coincidentes com algum evento traumático (queda ou salto) mas o disco só rompe se já estiver em degenerescência, caso contrário a ruptura discal não ocorre.
Como é que um disco rompido afeta a medula espinhal?
A medula espinhal pode ser comparada a uma linha de telefone formada por várias pequenas fibras que transmitem informação do cérebro para o resto do corpo. Quando a medula é comprimida a transmissão de informação é interrompida.
Para além da compressão medular, ocorre também compressão das raízes nervosas (pequenas ramificações que saem da medula em direção à periferia). A pressão nas raízes nervosas provoca dor e a compressão medular leva a perda da transmissão nervosa podendo ocorrer paralisia/paraplegia.
A maior parte dos discos rompem na parte média-baixa da coluna vertebral, mas podem também ocorrer no pescoço. No primeiro caso, normalmente ocorre paralisia sem grande dor, enquanto que no caso das hérnias discais cervicais a dor é intensa mas sem paralisia.
Com que velocidade um disco degenera e ocorre a ruptura?
A degeneração discal ocorre lentamente, isto é, durante vários dias ou semanas. O animal sente dor e torna-se relutante ao movimento. Deita-se e fica sossegado durante alguns dias esperando que o corpo resolva o problema, sem que o dono perceba o problema. No entanto, o disco pode romper de forma aguda, podendo um animal passar de um estado normal para completa paralisia no espaço de uma hora.
Como se diagnostica uma hérnia de disco?
Um diagnóstico esclarecedor é conseguido através da história e sinais clínicos do animal: dor na coluna, descoordenação motora ou paralisia, sem história de trauma. A raça é um fator importante, devido à grande predisposição racional citada anteriormente. O exame clínico permite localizar a lesão, anatomicamente.
Como os discos são estruturas não visíveis nas radiografias simples, estas por vezes, dão-nos pouca informação, sendo necessário proceder a uma mielografia.
A mielografia consiste na injeção de um meio de contraste dentro do canal medular, indo este envolver a medula espinhal. Se o percurso do contraste for detido em algum ponto, significa que existe algo a impedir a sua passagem, ou seja existe material dentro do canal vertebral a pressionar a medula espinhal.
(Preciso dizer que este é um exame delicado, devem ter esgotado todas possibilidades atuais de tratamento para fazer este procedimento.)
Todas as hérnias de disco são tratadas cirurgicamente?
Não necessariamente, o tratamento é baseado no grau da doença. Existem 5 graus de doença discal:
- grau I: dor moderada, corrige-se por si só em alguns dias;
- grau II: dor moderada a severa;
- grau III: paralisia parcial (parésia), alteração da marcha;
- grau IV: paralisia, com sensibilidade normal;
- grau V: paralisia, com perda de sensibilidade.
Estes graus sucedem-se e os animais podem passar de um grau para outro em horas ou dias.
Cães com grau II e III são normalmente tratados com drogas anti-inflamatórias, analgésicos, miorrelaxantes e restrição de exercício. A cirurgia pode ser considerada se a dor ou a incoordenação persistir após 4 a 7 dias de tratamento médico ou se o grau aumenta de um dia para o outro.
Cães com grau IV devem ser submetidos a cirurgia, embora uma pequena percentagem recupere sem cirurgia.
Cães com grau V são urgências cirúrgicas, dentro do possível, estes animais devem ser operados até 24 horas após ocorrer a paralisia.
Qual é o objetivo da cirurgia?
O objetivo é remover a pressão exercida na medula espinhal. Se a hérnia de disco ocorre na coluna lombar, é feita uma janela na face lateral do corpo vertebral, de modo a expor a medula espinhal. Esta janela permite a remoção do material discal aliviando a compressão medular.
Se a hérnia ocorre na coluna cervical a janela é feita do mesmo modo mas ventralmente.
Se vc deseja um tratamento alternativo, procure também a fisioterapia, a acupuntura e a quiropraxia, vc não irá se arrepender!
bjks Cecília.
Fontes: http://www.coelhoskennel.com/pitbullportugal/index.php?n=13&a=339
http://reabfisioanimal.blogspot.com/2010/09/hernia-de-disco-doenca-de-disco.html

12 comentários:

  1. Olá,
    Vim desejar a você um feliz ano novo! e agradecer pela existência do seu blog, eu estou aprendendo cuidar do meu amiguinho que peguei vagando na rua, passei a entender um pouquinho que as deficiências são superadas através do afeto.
    O Nicky é um cachorro especial feliz e amado!
    bjinho
    Joelma

    ResponderExcluir
  2. Oiii
    Cecília
    Faz tatoo também! Faz anos que queria e fiz!
    Fika lindo!!!
    Bjus

    ResponderExcluir
  3. Texto bacanérrimo, Céci!
    A hérnia de disco também é um problema dos frenchies. Aliás, depois da hipertermia, É O MAIOR PROBLEMA DOS FRENCHIES, pelo menos na minha opinião.

    Beijocas e parabéns pelo texto!
    :)

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde
    Tenho uma cadela pastora alema que ja algus meses alterou o andar ate que começou a cair
    O veterinario diz que pode ser hernia discal e vai fazer um RX
    A minha pergunta é a seguinte
    Em caso de operação cirurgica qual a percentagem de cura?
    E se a operaçao nao é perigosa tal como a convelescencia
    MT obrigada

    ResponderExcluir
  5. Olá, sobre a sua pastora o que posso te dizer é o seguinte: como ela deve andar ainda a porcentagem de cura é grande. Não é uma operação perigosa não, é até muito comum. Vc ainda não sabe a extensão do problema, né? Isto é determinante. Assim que derem o diagnóstico não demore para decidir, decida logo. Qual é o teu estado? Posso te indicar alguns profissionais da área vet. ortopédica. Mas como toda cirurgia têm seus riscos sim, certo? Pós cirurgia(ou não, depenendo da gravidade), deves pensar na possibilidade de fazer acupuntura, fisioterapia, e caminhada na água. Vale muito a pena, viu?! Os animais tem uma recuperação rápida. Se precisar de dicas conte comigo. Mas com certeza teu veterinário é o especialista mais adequado pra lhe informar do que é melhor para o seu cão. Força, Cecília.

    ResponderExcluir
  6. ola Cecilia
    Amanha a minha INCA vai ser operada pois ja esta muito avançada a hernia
    Espero que corra tudo bem
    Soledade

    ResponderExcluir
  7. Olá Cecília, tenho um Pastor com 13 anos , super bem de saude exames sanguineos muito bons , sem displasia. enfim um cao bastante saudável.
    faz seis meses começou a arrastar a pata traseira direita , levei ao vet fizeram rio x e disseram tudo ok com a coluna, ha aprox 30 dias piorou , caminha mas com dificuldade.levei hoje a um neurologista ele reavaliou o raio x e disse que esta com hernia na lombar 3 e 4 . falou que e muito arriscado operar . gostaria de uma segunda opiniao ,o que vc acha, devo me conformar , pode indicar alguem , estou em porto alegre . grato

    ResponderExcluir
  8. Oi Cecília!
    Graças a Deus achei esse seu blog! Estou ha uma semana procurando possíveis respostas para o problema que minha cachorra teve.
    Ela se chama Luna, tem 7 anos e é uma Cocker Spaniel.
    Vi no seu artigo que a raça dela é mais propensa a Hernia de Disco.
    E segunda feira agora, dia 3/09, ela foi pular no sofá como sempre faz e deu um grito, chorou muito gritando mesmo e desde entao, não consegue andar direito com as patas de tras. Já a levei em 3 veterinárias, e fiz exames de sangue, urina e raio x. Em NENHUM apontou nenhuma anormalidade. Porém estou suspeitando de uma hérnia de disco. Pois hoje é sábado, ela desde terça está medicada com Predsona mas continua sem andar direito com as patas de tras. Come, bebe normalmente, da metade pra frente é uma cachorra normal, mas na parte posterior está com dificuldades de ficar em pé, troca as perninhas e cai para tras ou para os lados. Duas veterinárias indicaram uma Mielografia, sendo que uma me disse que preferia fazer uma Tumografia antes, pois considera a Mielografia muito invasiva e perigosa, podendo ir pro cérebro.
    Fiquei com medo. Gostaria de perguntar se A TUMOGRAFIA poderia nos dar a mesma resposta que a Mielografia.
    POR FAVOR ME AJUDE!
    Muito obrigada,
    NATALIA LOPES

    ResponderExcluir
  9. Ah! Cecília! Por favor, se você puder indicar algum veterinário em FLORIANÓPOLIS! Eu também agradeceria muito, pois estou pesquisando e não acho nenhum! E também é sempre melhor algum indicado. Amamos demais nossos cães para entrega-los nas mãos de qualquer veterinário ne!
    Mais um vez, obrigada!
    Natalia Lopes

    ResponderExcluir
  10. Olá tenho uma Chow Chow com "discreta diminuição de espaço intervebral entre t11 e t12" segundo radiografia, isso é hérnia? Ela não consegue mais se levantar e só fica deitada para o lado direito, do lado esquerdo chora muito. O que eu poderia fazer para ajudá-la. O veterinário que eu a levava desistiu dela e não tenho mais dinheiro para levar em outros lugares. Se souber algumas dicas de exercícios para fazer em casa. Estou dando tramadol uma vez por dia. Por favor me ajude!

    ResponderExcluir
  11. OLÁ! Acabei de descobrir este texto e me esclareceu muito! Estou muito preocupada com meu yorkshire. Já é a segunda crise que ele teve, em intervalo de 1 mês. ele fica imóvel, anad com dificuldade, a cabeça baixa e corcunda. Não deixava a gente chegar perto. Procurei um ortopedista que diagnosticou hérnia cervical. Após 4 dias de injeções ele está bem. Mas estou arrasada porque o vet disse que precisa operar... mas eu não me conformei, gostaria de tentar outros tratamentos alternativos antes. Ele pediu ressonância magnética , também estou com medo de fazer , mas está marcado e vou fazer , pois , com o resultado na mão, penso em procurar outra opinião médica. Vc poderia , por favor me indicar um ortopedista em Campinas? Eui gostaria também de uma indicação de onde levar para fisioterapia, acupuntura, etc..., enfim, todas as dicas que vc puder me dar...estou muito ansiosa!!! Me ajude! Obrigada! Bjs Isabel

    ResponderExcluir
  12. OI cecilia sou jordana e tenho um filhote de chow chow 4 meses que tem ernia ela nao senti nada pois nao chorra,corre muito e se alimenta bem e mais fico preucupada pois tenho medo dela dar um treco a cirugia posso faser com quantos meses e tambem se eu nao optar em faser vai dar problemas??

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...