sábado, 20 de março de 2010

Lobão, descartado por ser cego...


Queridos leiam este post, é de chorar!
Mas o bacana é saber que existem pessoas maravilhosas como esta família.
Gente é tão simples ajudar o próximo, eu ajudo e vcs?
O trabalho da Arca é sensacional, eu confio!
bjkss Cecília.

"Fco. Morato (SP) retrata o drama dos animais desamparados
Foi cego e maltratado que Lobão conquistou Dna. Laudiana. Acompanhe o tratamento do labrador que é mais uma vítima do descarte de animais com necessidades especiais.

Esse labrador marrom, que mais parece um urso, ganha rapidamente a simpatia de qualquer um. A visão comprometida foi o provável motivo para o abandono, cada vez mais freqüente entre cães de raça. Hoje, quatro anos depois, ele divide a atenção da humilde família de Francisco Morato junto com outros animais.
Dentre os mais de 30 cães que dividem o castigado terreno da família, alguns são de raça. Mas o que leva uma pessoa a pagar por um animal e depois abandoná-lo?
No caso do labrador Lobão, a provável causa certamente foi o problema de visão, o pincher Lucas a paralisia das patas traseiras e o pit bull por ser a raça mais estigmatizada do momento. Motivos que explicam, mas não justificam o descarte de tantos animais nas cidades brasileiras.
A ação da ARCA Brasil em Francisco Morato – um dos municípios mais carentes da Grande são Paulo – ocorre no contexto das carências que atingem os animais em zonas periféricas das grandes cidades. A atitude desta família também chamou a atenção da entidade por sua dedicação aos animais, mesmo em meio ao drama causado pelas enchentes.
Lobão
O labrador foi levado até a clínica ProVet para ser avaliado pela especialista em oftalmologia canina e coordenadora do curso de pós-graduação da Anclivepa SP, Dra. Adriana Teixeira.
“O tempo foi bastante cruel e mudou seu quadro clínico. Hoje ele tem catarata madura no olho direito, neoformação (tumor) na palpebra e ceratoconjuntivite seca (secura ocular) no olho esquerdo” explicou a especialista.
Após a primeira consulta com a Dra. Adriana, que ofereceu seus serviços de maneira voluntária, Lobão voltou para a casa com as receitas e os primeiros medicamentos para começar o tratamento. Apesar do tamanho do tumor no olho esquerdo e da urgência da operação, o animal só poderá ser operado após um mês de tratamento, já que sua visão está bastante debilitada.
A primeira fase inclui dois medicamentos: o colírio Cetrolac e a pomada Tacrolimus, vendida apenas nas poucas farmácias de manipulação de oftalmologia - o uso da pomada será para uma vida toda, já que o problema do “olho seco” não tem cura.
“Atenção especial com os olhos dos cães é bastante recente na Medicina Veterinária e mesmo em São Paulo, existem poucos especialistas no assunto. Os tratamentos ainda são caros e pouco acessíveis à população. Uma cirurgia de catarata pode custar R$ 2 mil cada olho, um preço absurdo”, desabafa o Veterinário Solidário, Dr. Luiz Cesar Moretti,que apesar de não ser especialista na área, briga em nome dos animais por uma medicina mais voltada ao social.
Francisco Morato
A ARCA continua trabalhando com a família e os animais da Dna. Laudiana. Mas a entidade ainda necessita de subsídios para manter os altos custos dessas ações. A logística do transporte do Lobão (de Francisco Morato até São Paulo) e o tratamento são caros e não podem parar.
Algumas importantes melhorias já foram alcançadas. Os três cães com tumores venéreos já começaram as seções de quimioterapia e a fêmea está indo para a 4º dose. “O tumor já sumiu, ela está praticamente curada”, afirma a Dra. Amanda Rodrigues de Oliveira, responsável pelas aplicações e que presta um apoio fundamental em Francisco Morato.
Como uma ONG, sem fins lucrativos e sem ajuda governamental de qualquer espécie, a ARCA Brasil conta somente com a sua colaboração para amparar esses animais."
Fonte: http://www.arcabrasil.org.br/

Um comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...