segunda-feira, 22 de março de 2010

Cuidados(Mimos) com seu cão!



Gente, vamos as minhas dicas:
Acredito que podemos fazer carinho cuidando dos nossos pets, assim eu sempre faço os seguintes carinhos com os meus, pra mim é como escovar os dentes:
Limpo semanalmente os ouvidos dos meus dogs, com produto específico, limpo com algodão embebido neste produto. Depois utilizo cotonetes, porém só indico utilizar utilizá-los quem tem alguma habilidade, o ideal é pedir um "treinamento" para seu veterinário, foi o que fiz. A limpeza do ouvido é fundamental para saúde de seu cão. A sujeira acumulada, além do cheiro ruim, pode causar inflamações, que normalmente evoluem para otites, que em casos extremos podem deixar seu animal surdo.
As otites podem ser parasitárias, infecciosas ou seborreicas (excesso de produção de cera) e afetam o equilíbrio do animal. O sinal mais evidente é o andar com a cabeça “caída” para o lado do ouvido dodói.
Tem pessoas que tem nojo, que não conseguem mesmo limpar os ouvidos, para estes sugiro que levem seu animal semanalmente ao veterinário.
Cuidado com o banho, com a piscina, lagos, chuvas etc... umidade tende a dar problemas no ouvido e tb na pele. Se conseguirem utilizem tampões específicos para cães.
Portanto seque-os sempre após contato com água, de preferência com algodão.
Não costumo dar banhos em pet shop, e para infernizar a vida dos atendentes os levo numa pet shop que posso vê-los tomando banho, á área do banho é toda envidraçada, vejo tudo do ínicio ao fim, fico esperando, mas normalmente dou banho em casa. Os grandões, e o Mano, evito banhar muito no frio, pois perdem a proteção natural do pêlo, como ficam expostos por algum momento na rua, prefiro escová-los sempre. Já o Barak e o Tyson que moram em casa, damos banhos mais seguido.
Aliás escovo sempre que possível todos meus cães, uso 2 tipos de escovas, consigo escovar umas 3 vezes por semana no mínimo. Hábito que aprendi com o contato com os cavalos, fiz hipismo durante muito tempo, e adorava cuidar deles, e a escovação em animais peludos faz muita diferença, pois elimina não só sujeiras, poeiras, como parasitas e ajuda a renovar os pelos.
Se vc é alérgico, ou asmático como eu utilize máscaras descartáveis ou aquelas de plástico, que costumam ser super práticas.
Para os dentes dou ossos, produtos específicos e para quem conseguir escovar os dentes faça, mas com pasta específica para cães.
No banho uso algodão nos ouvidos, para evitar que entre água no ouvido. Após o banho limpo os ouvidos, seco-os e corto as unhas que não foram gastas. Adquira um cortador forte, de marca conhecida para que dure e corte a unha corretamente, peça tb um "treinamento" com seu vet. Para evitar cortar no local errado, ou seja, lá em cima, muito curta, cortando certo evita sangramentos e por consequência machucar seu pet.
Utilizo xampus neutros ou de filhotes, para evitar alergias e perfumes fortes.
Mensalmente aplico em todos, produto que une carrapaticida, anti-pulga, afasta insetos como mosquitos e etc. Aqueles que pingamos na nuca e dorso do pet.
Utilizo também no Rocky, na Elektra e no Mano a coleira carrapaticida, que dura 7 meses. No Barak utilizo outra específica para evitar sarna demodécica, que dura 3 meses.
Todos têm estas vacinas, esquema feito e aplicado pela minha veterinária:
Polivalente, anti-rábica, contra gripe canina, contra giárdia, reforço da leptospirose, contra leishmaniose.
O esquema de vermifugação tb feito pela minha veterinária e dado por mim, é o seguinte:
Pese seus cães e calcule a dose adequada de vermífugo, dou durante 3 dias, faço intervalo de 15 dias, repito por mais 3 dias, e tudo de novo 3 meses depois. Ou seja, é de 3 em 3 meses.
Ração Super Premium. Muitas frutas e biscoitos específicos.
Dá trabalho sim, mas adoro fazer tudo isso.
Me dá um prazer danado, e economizo bastante pois são 05 cachorros, imaginem tudo que descrevi sendo feito em pet shop?
Sei que cada um tem o seu esquema, suas predileções, seus ideais e opiniões.
Aliás leio muito, converso com minhas colegas de blog, amigos, "trocamos mtas figurinhas", todo dia aprendo muito, e me ajudam a sempre questionar todos esquemas.
Respeito todas, e como em "time que está ganhando, não se mexe!", não irei mexer por enquanto nas minhas.
Pensem nisso!
Coexistir é tudo de bom!
bjkss Cecília
Imagem: http://www.zaroio.com.br/br/imagem/17768/cachorro_tomando_banho_espuma_cabeca/

Um comentário:

  1. Meu Deus, amiga... Se soubesses o mal que os esquemas abaixo fazem para os peludos...
    Sabias que as associações veterinárias dos EUA classificam as vacinas como necessárias, opcionais e NÃO recomendadas e que a contra Giárdia é justamente uma não recomendada? Minha amiga tem 8 cães e usa água filtrada para todos (filtro específico para eles), todos foram vacinados e TODOS tiveram a doença! Foi um furdunço e até o veterinário da marca da vacina esteve lá coletando material etc.

    Estou estudando muito assunto (vacinas em excesso) e estou apavorada com o que os veterinários brasileiros fazem com nossos cães.
    Por favor, dá uma lida com carinho neste post http://www.maedecachorro.com.br/2010/03/vacinacao-anual-de-caes-e-gatos-e-mesmo.html

    Vamos conversar por e-mail, ok? Beijo

    "Todos têm estas vacinas, esquema feito e aplicado pela minha veterinária:
    Polivalente, anti-rábica, contra gripe canina, contra giárdia, reforço da leptospirose, contra leishmaniose.
    O esquema de vermifugação tb feito pela minha veterinária e dado por mim, é o seguinte:
    Pese seus cães e calcule a dose adequada de vermífugo, dou durante 3 dias, faço intervalo de 15 dias, repito por mais 3 dias, e tudo de novo 3 meses depois. Ou seja, é de 3 em 3 meses."

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...