sábado, 26 de junho de 2010

Gato amputado recebe prótese dupla de patas traseiras


Um gato recebeu duas próteses no lugar das patas traseiras, em um procedimento veterinário pioneiro realizada na Grã-Bretanha.
Oscar, que perdeu os dois membros em um acidente com uma ceifadeira, teve as próteses conectadas ao corpo por meio de “pinos” ao redor dos quais a equipe conseguiu fazer crescerem ossos e pele.
A operação foi realizada pelo cirurgião veterinário Noel Fitzpatrick, que tem um consultório em Surrey, nas proximidades de Londres.
Os membros artificiais foram desenvolvidos por uma equipe de engenharia biomédica da University College of London sob orientação do professor Gordon Blunn.
“A verdadeira revolução com Oscar é que colocamos um pedaço de metal em uma rosca na qual a pele se cresce e vira um osso extremamente resistente”, disse o professor Blunn no documentário The Bionic Vet – O Veterinário Biônico, em tradução livre -, que a BBC fez sobre a operação.
“Conseguimos fazer com que o osso e a pele cresçam dentro do implante e desenvolvemos uma ‘exoprótese’ que permite que esse implante gire e se movimente na extremidade do membro do animal, para dar-lhe balanço normal.”
A técnica serve como substituto à colocação de próteses fixadas ao corpo por meias. O lado negativo desse tipo de técnica, segundo o professor Blunn, é que muito frequentemente a pressão e a fricção entre o corpo e o membro artificial geram feridas.
Fontes: http://www.anda.jor.br/?p=69484

3 comentários:

  1. Que bacana!!!!! Poxa, juro que um dia ainda terei condições de montar uma ong, ou algo do tipo, para ajudar cães especiais!! Que bom que esse gatinho teve a oportunidade!!!!
    Ah, quero lhe agradecer, Cecilia, por suas postagens no blog de Quíron! Muito obrigada mesmo pelo seu apoio, dicas, informações. Vc não tem ideia de quanto é importante para mim! E mesmo sem te conhecer, já gosto muito de vc! Obrigada mesmo!!!!!!!

    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Oie...

    Tem selinho pra vc lá no Comédias...

    http://comediasdavidacanina.wordpress.com/2010/07/01/nove-coisas-e-nove-blogs/

    Beijos...
    Carina

    ResponderExcluir
  3. Olá... Adorei seu espaço. Minha cachorrinha shih tzu de 4 anos acabou de ficar cega dos dois olhos. Uma tristeza enorme pra mim. Ela ainda está tristinha, porém menos do que eu. Agora estou tentando aprender a lidar com a situação para ajudá-la a ser tão feliz como ela sempre foi.
    Abraço.
    Roberta.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...