Oi gente recebi este comentário da leitora Camile, e achei melhor respondê-lo assim, fazendo um post sobre o assunto.
Respondo muitos comentários que me pedem ajuda e procuro responder somente para a pessoa, pq muitos estão tão aflitos, precisam de um canal direto e íntimo, neste caso, dividirei ao menos estas questões com vcs.
Obrigada Camile pelo carinho, se quiser falar direto comigo me envie seu email através de um comentário e fique tranquila que não o publicarei.
Minhas respostas estão abaixo das tuas dúvidas, forte abraço e calma, este é o segredo, calma!
Lembre-se que não sou veterinária, escrevo somente amparada nas minhas experiências, e tento de maneira leiga auxiliar quem têm problemas semelhantes aos meus, ok?
bjks Cecília
"Olá!!
Primeiramente quero lhe elogiar pela abordagem verdadeira com relação à epilepsia em cães. Trata o assunto de forma clara, verdadeira e de certa forma confortante, muito diferente da maioria dos artigos assustadores da internet.
MUITO OBRIGADA, DEPOIS DE MUITO SOFRER, DE MUITO PESQUISAR APRENDI QUE MUITOS ENVOLVIDOS NA ÁREA VETERINÁRIA, TEM A MANIA DE ABORDAR TUDO DE MANEIRA HORRIPILANTE, DE FORMA DERROTISTA, NÃO ENTENDO MESMO.
PQ A EPILEPSIA REALMENTE NÃO TEM CURA, MAS É TRATÁVEL E O ANIMAL TENDE A TER UMA VIDA NORMAL!
Tenho uma schnauzer de 6 anos e 8 kg que apresentou 2 episódios convulsivos ontem, sendo medicada com 0,8 ml de fenobarbital a cada 12 horas desde então. Hoje tenho forças e discernimento para escrever, mas ontem meu desespero foi total e mesmo trabalhando em hospitais há tempos com pacientes (humanos) assim, nunca pensei que pudesse me desesperar de tal forma. Tenho algumas dúvidas quanto ao prognóstico.
POR MAIS ESTRANHO QUE PAREÇA EU DIZER ISSO NESTE MOMENTO, O PROGNÓSTICO É BOM SIM, FORAM POUCAS CRISES E AGISSE SUPER RÁPIDO!
O DESESPERO É SUPER NORMAL, AFINAL É O TEU "FILHO" QUERIDO QUE ESTÁ SOFRENDO E NÃO UM PACIENTE COM QUEM NÃO TENS UM CONTATO ÍNTIMO. EU ME DESESPEREI E MUITO, ÁS VEZES AINDA ME PEGO ANGUSTIADA, MAS SEMPRE LEMBRO DO QUE UMA AMIGA ME DISSE:
"TU NÃO ESTAS FAZENDO O MELHOR PARA ELE? TU NÃO O AMA MAIS QUE TUDO? NÃO É TRATÁVEL? ENTÃO TE LEVANTA QUE ELE PRECISA DE TI FORTE E SEGUE O TRATAMENTO! PIOR SENÃO TIVESSE VOLTA.... E AINDA BEM QUE FOI CONTIGO, COM OUTRO JÁ SABE O QUE TERIAM FEITO...."
QUANDO ELA ME DISSE ISSO CONFESSO QUE ME CHOQUEI, FIQUEI INCLUSIVE OFENDIDA.
MAS ELA TAVA CERTA, A GENTE TEM QUE SE LEVANTAR E REAGIR! ASSIM COMO ESTAS FAZENDO!
CAMILE, ACHO CORRETÍSSIMO O CONTROLE DAS CRISES CONVULSIVAS, MAS AINDA É CEDO PRA DIZER QUE É EPILEPSIA, PODE SER UMA QUEDA GLICÊMICA, UMA INTOXICAÇÃO, ALGUM DISTÚRBIO, UM TUMOR, DIABETES ETC.... ENFIM UMA INFINIDADES DE PROBLEMAS PRECISAM AINDA SER DESCARTADOS PARA O DIAGNÓSTICO FINAL. PELA IDADE DO ANIMAL ACHO DIFÍCIL SER IDIOPÁTICO, PQ NORMALMENTE ACONTECE MAIS CEDO, O TYSON APRESENTOU A PRIMEIRA CRISE NO DIA QUE FEZ 1 ANINHO!
Existe possibilidade de ter sido episódio isolado (mesmo sendo 2x num dia?)?
ACHO DIFÍCIL SER ISOLADO, SÓ SE FOSSE DETECTADO QUE FOI UMA ALTERAÇÃO QUÍMICA, PASSÍVEL DE TRATAMENTO, COMO UMA QUEDA GLICÊMICA, POR EXEMPLO, ENTÃO SERIAM EPISÓDIOS ISOLADOS.
O diagnóstico, se não for idiopático, é sempre por exclusão (hipocalcemia, hipoglicemia, etc)? SIM.
Vale a pena realizar uma RNM? SIM E MUITOS OUTROS EXAMES PARA DETECTAR A ORIGEM DO PROBLEMA. EU INICIARIA PELOS EXAMES SANGUÍNEOS COMPLETOS, DEPOIS PARTIRIA PARA ESTES ESPECÍFICOS.
Os números realmente indicam baixa sobrevida aos pacientes com uso de fenobarbital devido à intoxicções renais/hepáticas?
OS NÚMEROS INDICAM SIM, MAS NO MEU CASO, FAÇO EXAMES DE DOSAGEM DE FENOBARBITAL NO TYSON, ELE ESTA MUITO BEM E JÁ UTILIZA MEDICAÇÃO HÁ 5 ANOS DIRETO. DOSAGENS ALTAS.
O QUE ME PARECE TER AUXILIADO MUITO FOI A UTILIZAÇÃO DO BROMETO DE POTÁSSIO JUNTO AO FENOBARBITAL, ELE POTENCIALIZA O EFEITO DO FENOBARBITAL E NÃO AGRIDE O FÍGADO, POIS É EXCRETADO PELO SISTEMA URINÁRIO.
Existem tratamentos alternativos não alopáticos? (fitoterapia, homeopatia, etc).
SIM EXISTEM, MAS NESTE MOMENTO EU DIRIA PARA DEIXAR ESTE TIPO DE TRATAMENTO "EM AGUARDO", PQ ANTES TENS QUE SABER O QUE REALMENTE PROVOCA AS CONVULSÕES, SE É OU NÃO EPILEPSIA.
EXISTEM MUITOS TRATAMENTOS, E NESTE MOMENTO ELE ESTÁ SE ADAPTANDO A DOSE QUE ESTA SENDO ADMINISTRADA, ELE AINDA PODERÁ CONVULSIONAR, TER MUITA SONOLÊNCIA, PARECER DISTANTE E PERDIDO, ISTO É NORMAL. QUANDO A DOSE ADEQUADA FOR ENCONTRADA, SIM ELA SERÁ AJUSTADA AINDA, ELE VOLTARÁ AO SEU ESTADO NORMAL. FIQUE CALMA!!
SOBRE OS TRATAMENTOS ALTERNATIVOS, EU ACHO QUE SERIAM EXCELENTES COADJUVANTES, MAS NO CASO DO TYSON, JAMAIS PODERIA UTILIZAR COMO TRATAMENTO PRINCIPAL, MAS CONHEÇO GRAUS LEVES DE EPILEPSIA QUE CONSEGUEM SE MANTER SAUDÁVEIS SOMENTE COM TRATAMENTOS ALTERNATIVOS.
Com a atual humanização dos animais, pode haver relação com o 'gênio' ou 'personalidade' do animal? NÃO. PORÉM SE TIVERES UM ANIMAL EXTREMAMENTE AGITADO, OU ASSUSTADO, ELE PODERÁ TER SUAS CONVULSÕES MAIS ACENTUADAS, PQ O AMBIENTE PODE DESENCADEAR CRISES, POR EXEMPLO:
FOGOS DE ARTIFÍCIOS, BOMBAS ETC, PODEM DESENCADEAR CRISES SIM.
NO CASO DO TYSON, DEPOIS QUE O CASTRAMOS SUAS CRISES DIMINUÍRAM BASTANTE E ELE SE ACALMOU MUITO,
NÃO MODIFIQUE A ROTINA DELE, NEM SUA ALIMENTAÇÃO. A ALTERAÇÃO DO PESO PODE PREJUDICAR O TRATAMENTO TB.
O MANTENHA QUIETINHO, NUM CLIMA CALMO, E DEITADO SEMPRE EM COLCHÕES NO CHÃO PARA EVITAR QUEDAS E MACHUCADOS. NÃO TENTE SEGURÁ-LO NA CRISE, SOMENTE O ACALME FALANDO COM ELE.
SE ELE ENTRAR NUM QUADRO DE CRISES CONSECUTIVAS, O LEVE IMEDIATAMENTE PARA O VETERINÁRIO, LÁS ELES APLICARAM TRANQUILIZANTES ETC, PARA CESSAR AS CRISES E MONITORAR O ORGANISMO DELE.
COM O TEMPO VERAS QUE TUDO ACABA ENTRANDO NA ROTINA, VAIS SABER LIDAR COM TUDO, INCLUSIVE CONTROLANDO EM CASA AS CRISES.
Podem parecer perguntas tolas, mas estou realmente preocupada e aflita.
NÃO SÃO PERGUNTAS TOLAS NÃO, SÃO MUITO BOAS E SEMPRE QUE TIVER DÚVIDAS ME PERGUNTE MESMO, SEI BEM O QUE ESTAS SENTINDO!
Muitíssimo obrigada! Camile." EU QUE AGRADEÇO A TUA CONFIANÇA!
QUAL O NOME DELE?
BJKS CECÍLIA, E FORÇA PRA VCS, ESTE MOMENTO QUE ESTÃO PASSANDO É O PIOR, PQ TUDO É NOVO, EXIGE MTA ATENÇÃO, COMPROMISSO, DEPOIS TUDO FICARÁ MAIS CALMO, CLARO E FÁCIL DE LIDAR!
Cecília
ResponderExcluireu sou até chata em falar isso.. mas eu n gosto do tratamento com fenobarbital.. eu prefiro o tratamento homeopático que além de menos nocivo é mais eficiente..
seria bom vc dar dicas quanto a isso!!!
se vc perguntar em hospmev's pelo Brasil vc encontra indicações sobre vets homeopatas..
No mais..te admiro e adoroo o seu blog!!!
Cecília,
ResponderExcluirvocê está no ramo errado. Deveria ser psicóloga!
Que suporte bacana! <3
Até eu me senti acolhida.
Beijos
Cecília
ResponderExcluirAcredito que Deus é senhor de todas as coisas e encaminha as pessoas certas a passarem na vida da gente. Seu blog foi uma bençao ,pois estou passando por um momento angustiante. No dia 08 de Junho meu pity bull de 5 anos teve uma crise convulsiva as 3:30 da manha... Antes desse dia nunca apresentou nada,e nessas 3 semanas já teve 4 ataques, só ontem dia 26 ele teve 2... é algo desesperador... consultei 3 veterinários que apontaram diagnosticos diferenciados... um era stress e obesidade(realmente ele está 15 kilos acima do peso),outro disse q seria o fato de nunca ter cruzado... e o outro me receitou gardenal... eu ainda nao comprei o remédio ,pois estava muito resistente em admitir ser uma epilepsia ... Como pode? um cão que sempre foi saudável... é desesperador ver as crises...
exames de sangue ainda nao foram feitos, irei providenciar o mais rápido possível... porém terei que medica-lo mesmo sem um diagnostico final,pois nao consigo ver mais essa situação de crise... Toda a minha familia está arrasada...
Cecília muito obrigada pelo seu blog
gostaria de continuar comunicando com vc pois ao dividir o sofrimento acabamos por nos fortalecer... e fortalecer outras "mães" que estão passando pela situação q estou passando agora...
Deus te abençoe.
Jussaney Ranielly(juscaya@hotmail.com) Vespasiano MG