sexta-feira, 18 de junho de 2010

Alzheimer Canino/ Disfunção Cognitiva?!...

Olá, faz um tempinho que recebi este texto, através da newsletter da PetCreche, o achei muito bacana, super esclarecedor.
Postei exatamente como o recebi, para que vcs tenham mais informações do lugar, que é uma fofura, basta entrarem nos links lá embaixo.
Leiam, bjkss Cecília.

Disfunção Cognitiva: Alzheimer Canino?
A idade avançada não traz somente problemas de ordem física em nossos cães, mas também algumas mudanças comportamentais importantes, que podem estar relacionadas a uma patologia, a disfunção cognitiva. A principal característica dessa disfunção é um declínio na memória, aprendizado, percepção e consciência do cão e isso pode se manifestar de diferentes formas e em intensidades variadas, dependendo de alguns fatores, como genética, alimentação e estimulação cerebral.

Atualmente, acredita-se que a principal causa da disfunção cognitiva é um acúmulo de material amilóide nos neurônios, tornando-os disfuncionais. Esse acúmulo ocorre devido a danos na membrana cerebral, que são acelerados pelo excesso de radicais livres.
Os sinais mais comuns dessa disfunção são:
• Desorientação: é bastante comum, cães que se perdem dentro de casa, que ficam parados em um canto, “encarando” a parede, sem conseguirem sair sozinhos do lugar. Algumas pessoas confundem com perda de visão, mas um cão cego mantém sua orientação espacial, especialmente dentro de casa.
• Alteração na interação com proprietários e outros animais: pode ser leve, como não querer brincar, mas pode chegar ao extremo de o cão não reconhecer mais o próprio dono. O cão também pode desaprender comandos que executava anteriormente, se tornar ansioso e até agressivo em alguns casos.
• Alteração no ciclo de sono-vigília: também é comum, os cães dormem durante o dia e passam a noite acordados.
• Sujeira doméstica: é relacionado ao desaprendizado, não com problemas físicos, como descontrole de esfíncteres e problemas renais ou intestinais.
Deve-se ter muito cuidado ao tomar os sinais como característicos de disfunção cognitiva, diferenciando-os de problemas de saúde e de redução da visão, audição e/ou olfato. O diagnóstico só deve ser feito após uma longa entrevista com o dono e observação do cão, afim de descartar outras questões comportamentais que podem não estar necessariamente relacionadas à idade.
O que fazer?
Na maioria dos casos, não consegue-se uma regressão do quadro, mas sim uma interrupção na evolução. Existem medicações que são indicadas na literatura, como a Selegilina, que atua contra radicais livres, mas seu uso é restrito em cães que possuem comprometimentos hepáticos e renais, que são a grande maioria dos animais idosos.
Até então, a única opção indicada no Brasil era o uso de uma alimentação adequada à idade, complementada com muitas frutas e verduras variadas, devido aos antioxidantes que combatem radicais livres, e a estimulação cerebral dos cães, ensinando comandos, mantendo passeios, brinquedos especiais, dependendo do caso.
Esse ano foi lançado no Brasil um medicamento especialmente criado para atender às necessidades de cães e gatos idosos, o Gerioox. Sua formulação inclui os ácidos graxos ômega 6 e 3 e vitamina E, além de protetores articulares. A vitamina E é um importante antioxidante e atua protegendo as membranas celulares contra a ação dos radicais livres. Os ômegas 3 e 6 também promovem a saúde das membranas celulares.
Juntamente com a estimulação cerebral e uma alimentação equilibrada, o uso de Gerioox pode desacelerar o processo de disfunção cognitiva e melhorar a qualidade de vida do cão idoso, mas devemos sempre entender as limitações que a idade avançada impõe ao sucesso do tratamento, que visa amenizar os sinais, mas não consegue eliminá-los. Sempre converse com um veterinário quando seu cão apresentar problemas relacionados à idade e nunca medique seu cão sem orientação.
Texto: Joice Peruzzi, médica veterinária especialista em comportamento animal.
PetCreche - Daycare para cães.
http://www.petcreche.com.br/
(51) 3279.4941
Rua Pedro Chaves Barcelos, 402 - Mon't Serrat
Porto Alegre - RS


Fonte da Imagem: http://www.toonpool.com/cartoons/Old%20dog%20with%20zimmer%20frame_51643 

Um comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...