terça-feira, 12 de outubro de 2010

Tyzuca, foi pro céu dos cachorros...

"Olá Cecília, estava procurando na internet algum artigo sobre epilepsia em cães da raça cane corso, e, acabei encontrando suas explicações, tenho um história triste pra contar: hoje faz 3 dias que eu e meu marido mandamos sacrificar nossa cane corso de um ano e 3 meses de idade, pq ela já estava sofrendo há 4 meses com convulsões fortíssimas e, ultimamente o Gardenal não estava conseguindo controlar as crises, e como ela estava internada sob efeito de anestesia geral, o veterinário nos aconselhou sacrificá-la, pq ela estava sofrendo muito. O nome dela era Tyzuka e dixou uma filhote de 45 dias, e, nossa preocupação é de que ela possa desenvolver o mesmo problema. Eu gostaria de saber com vc, ou de alguém que possa ler este texto, quais as possibilidades da filhote ter epilepsia tbém, e se esta doença é característica da raça cane corso? Rosany."
OLÁ QUERIDOS(AS), RECEBI ESTE DESABAFO DE UMA MÃE QUE COM CERTEZA ESTA MUITO ABALADA, ARRASADA E COM CERTEZA SEM NENHUM APOIO DE SEU VETERINÁRIO.
ROSANY, ESTE POST EU ESCREVEREI PARA TI, MAS COM CERTEZA ATINGIREI MUITOS OUTROS COM CASOS SEMELHANTES.
NÃO É CARACTERISTICA NÃO DA RAÇA CANE CORSO TER CONVULSÕES, OU EPILEPSIA. NEM FAZ PARTE DE ESTATÍSTICAS.
NÃO SE SABE AINDA O QUE OCASIONA A DOENÇA(SE FOR REALMENTE EPILEPSIA), É UMA "LOTERIA" GENÉTICA E HEREDITÁRIA. MAS OBVIAMENTE QUE SE O CÃO APRESENTAR O PROBLEMA, ELE DEVE SER AFASTADO DA REPRODUÇÃO E CASTRADO.
PORTANTO, MONITORE SUA FILHOTE, NÃO PERMITA QUE A SACRIFIQUEM, POR FAVOR!! ANTES DE QUALQUER ATITUDE EXTREMA PROCUREM DESCARTAR TODAS AS POSSIBILIDADES EXISTENTES.
PROCURE UM VETERINÁRIO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SUA CIDADE OU ESTADO, E COMECE A FAZER EXAMES PARA MONITORAR ESTA MARAVILHOSA CACHORRINHA QUE TENS EM CASA.
SOBRE A TYZUCA, ME FALTAM DADOS ESPECÍFICOS PARA EU ANALISAR A SITUAÇÃO, NÃO SOU VETERINÁRIA, SOU ARQUITETA E URBANISTA, MAS TIVE QUE MUITO ESTUDAR E PESQUISAR PARA COMPREENDER OS PROBLEMAS NERVOSOS E ORTOPÉDICOS DOS CÃES, E POSSO SIM HOJE DISCUTIR DE IGUAL PRA IGUAL COM VETERINÁRIOS DE QUALQUER "ESPÉCIE".
TENHO UM CÃE EPILÉTICO QUE É O MEU BULDOGUE TYSON, PARA RECEBER ESTE DIAGNÓSTICO FORAM FEITOS MUITOS EXAMES, PARA QUE OUTRAS CAUSAS FOSSEM DESCARTADAS. O TYSON TEVE E TÊM CONVULSÕES FORTÍSSIMAS, PASSOU POR INTERNAÇÕES, FOI SIM ANESTESIADO E ATÉ HOJE TEMOS QUE MONITORÁ-LO, AJUSTAR DOSES E PROCURAR DAR UMA VIDA CALMA E DIGNA PARA ELE.
TER UM CÃO ESPECIAL DÁ SIM MUITO TRABALHO, MAS POSSO GARANTIR QUE O RESULTADO POSITIVO É UMA ALEGRIA ENORME.
ROSANY, ESTIVE EM MUITOS VETERINÁRIOS COM O TYSON, ATÉ ENCONTRAR O VETERINÁRIO NEUROLOGISTA RODOLFO VOLL, QUE É O "CARA" NO ASSUNTO AQUI NO RS! MAS ATÉ CHEGAR A ESTE GRANDE "CARA", VÁRIOS OUTROS ME MANDARAM SACRIFICAR O TYSON.
PARA TRATAR EPILEPSIA NÃO EXISTE SÓ O GARDENAL NÃO, EXISTEM VÁRIOS OUTROS MEDICAMENTOS QUE COMBINADOS OU NÃO MUITAS VEZES RESOLVEM O PROBLEMA.
O TYSON UTILIZA DOSAGEM ALTA, COMBINADA DE GARDENAL E BROMETO DE POTÁSSIO.
TÊM MUITOS CASOS QUE SOMENTE COM HOMEOPATIA, ACUPUNTURA RESOLVEM O CASO, NO CASO DO MEU TYSON, NÃO RESOLVEU.
COMO CONHEÇO HUMANOS EPILÉTICOS, E NENHUM DELES FOI "SACRIFICADO", ENTÃO RESOLVI ESTUDAR A FUNDO O ASSUNTO.
MAS EXISTEM SIM CASOS EXTREMADOS, QUE A EUTANÁSIA É INEVITÁVEL!
A DOR DE ASSISTIR NOSSOS TÃO AMADOS CÃES SOFREREM COM AS CRISES, NOS TRAZEM SENSAÇÕES TERRÍVEIS, SÓ QUEM TEM E ASSISTE ESTA CENA COMPREENDE O QUE ESTAMOS FALANDO.
CONTE COMIGO!
DICAS INICIAIS:
  • DÊ A ELA UMA VIDA TRANQUILA,
  • NÃO MODIFIQUE SUA ALIMENTAÇÃO BRUSCAMENTE,
  • NÃO DÊ MEDICAÇÃO SEM CONSULTAR SEU (NOVO)VETERINÁRIO,
  • DÊ VITAMINAS DO COMPLEXO B,
  • DÊ FLORAIS ESPECÍFICOS, UTILIZE ACUPUNTURA E MASSAGENS CALMANTES,
  • DÊ HOMEOPATIA, TEMOS MUITOS VETERINÁRIOS ESPECIALIZADOS NA CHAMADA "MEDICINA VETERINÁRIA ALTERNATIVA",
  •  A CASTRE ANTES DO PRIMEIRO CIO. A CASTRAÇÃO EVITA ALTERAÇÕES HORMONAIS, FARÁ COM QUE ELA FIQUE TRANQUILA.
SE QUISER APROFUNDAR O ASSUNTO, ME ENVIE SEU EMAIL, NÃO O PUBLICAREI MAS ASSIM PODEREMOS VER O QUE FAZER PELA FILHOTINHA!!
ESTAVA PENSANDO, SE A TYZUCA, APRESENTOU CRISES HÁ 4 MESES, E SUA FILHOTE TEM 45 DIAS, ELA CRUZOU NESTE PERÍODO DE CRISES?
AGUARDO RESPOSTAS, E ESPERO MESMO AJUDÁ-LA COM SUA FILHOTE.
QUAL NOME DELA?
ME ENVIE FOTOS DE AMBAS, QUERO HOMENAGEAR A TYZUKA! OK?!!
POR FAVOR, NÃO SE CULPE, NÃO SE REVOLTE, VC NÃO TINHA COMO SABER O QUE FAZER, NÃO ÉS VETERINÁRIA, CERTO?!!
FORÇA E AGORA PENSE QUE A TYZUCA DESCANSOU, E "VIRE A PÁGINA" E VOLTE TODA SUA ENERGIA POSITIVA PARA A FILHOTINHA. O QUE PASSOU, PASSOU!!
BJKS CECÍLIA.

5 comentários:

  1. Poxa... =/
    Que triste história! Infelizmente essa mamãe não teve informações como a de Ceci antes..
    A veterinária de Quíron já me perguntou se ele ainda está com convulsões, mesmo com o gardenal. Algumas vezes ele tem, sim, principalmente quando toma susto (desde o barulho repentino de desodorante aerosol, saco plástico, a estouros, etc). Levarei-o nela, pois ela já tinha me alertado que há um floral, ou é homeopático, não tenho certeza de qual, que é muito bom para quando o gardenal não faz o efeito esperado!
    Uma pena ter acontecido isso com nosso aumigo!
    =/

    Mas força e fé! Vamos nos unir!

    Fica com Deus!

    Bjoss

    ResponderExcluir
  2. Cecília:
    seu blog me chamou a atenção, pois sou neuropsicóloga e amante de cães... sempre atendi pessoas especiais, mas os "quatro patas" especiais me interessavam muito! Perfeito esse seu post...
    Estamos "te seguindo"..
    Beijinho
    Ana e Scu

    ResponderExcluir
  3. Pessoal adoraria receber todo o material que vcs tiverem sobre epilepsia, uso do gardenal, primeiros socorros em casos de convulsoes em caes e etc - descate para a raça poodle.
    Tenho uma poodle de 9 anos de idade - Nina.
    Ele teve sua primeira convulsão a três dias.
    As convulsões foram uma atrás da outra, chegando a ter convulsão generalizada, nesse momento ela estava nos meus braçõs- fiquei sem saber como agir, fiquei desesperado achando que a Nina estava morrendo.
    Gostaria muito de poder contar com a orientação de todos que já apresentam experiência com esse tipo de caso.
    Quero muito poder dar uma vida digna para a Nina.
    O problema é que não tenho condições de levar a Nina pra fazer exames caros, sofisticados.
    Preciso de dicas objetivas, eficazes, simples.

    Meu email é alvarenga.denis@yahoo.com.br

    Pessoal muito obrigado por tudo

    ResponderExcluir
  4. olha amiga sinto muito pela perda eu tenho uma yorkshire se chama mel ela teve este poblema ja veio com ela mas um otimo veterinario que a consutou passol o cardenal e grassas a deus não tem mais epilepisia e raro ja fas mis de um ano que ela não tem crises.se tratado de filhote mas tomara que sua cachorrinha não tenha tenha fé a fé remove motanhas. um grande abraço.ass jose

    ResponderExcluir
  5. Olá,

    Eu tenho um poodle de 06 anos que passou a ter convulsões após cinomose, hoje ele toma Gardenal, mas ultimamente as crises vêem sendo frequentes, ele frequenta o mesmo veterinário a cinco anos, que não quer mudar a medicação.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...