Oi gente já tratei deste assunto várias vezes por aqui, e agora tá aí a prova de que funciona mesmo!
Vicky Tate, uma britânica de 65 anos que vive em Essex, na Inglaterra, criou sua própria linguagem de sinais para se comunicar com Zippy, seu cachorro de estimação da raça Boston Terrier. O curioso é que, apesar de ser totalmente surdo, o animal acaba de ganhar o mais importante prêmio de obediência concedido pela Kennel Club, uma reconhecida entidade de defesa dos animais.
“Foi a primeira vez que a Kennel Club concedeu o prêmio a um cachorro com problemas de audição e todos ficaram surpresos quando ele venceu”, afirmou Vicky ao jornal Daily Mail. A britânica passou a criar Zippy quando ele tinha 7 semanas (hoje, ele tem dois anos) e logo descobriu que havia algo de errado com ele. “Ele não respondia quando o chamavam”, contou. Um teste num hospital veterinário confirmou a surdez.
Além dos movimentos de mãos e pernas para se comunicar com o animal, a senhora Vicky colocou em Zippy um colar vibratório especial, que ela pode acionar para atrair a atenção e dar algum tipo de instrução ao cão. “Também falo com ele o tempo todo, porque apesar de não poder ouvir, ele pode entender minhas expressões faciais”, diz a mulher. “Antigamente, era comum sacrificar animais que fossem surdos, mas eles podem ter uma vida satisfatória. Zippy é meu grande amigo”, completa.
“O prêmio dado a Zippy mostra que um bom treinamento está acessível a todos os cachorros”, afirma Heidi Lawrence, educadora do Kennel Club.
Por Mariana Caetano.
Fontes: http://colunas.globorural.globo.com/planetabicho/2010/10/19/cao-surdo-aprende-linguagem-de-sinais-e-ganha-premio-de-obediencia/
http://www.dailymail.co.uk/news/article-1321523/Deaf-dog-passes-tough-obedience-test-flying-colours--learning-sign-language.html
Que saudade que a gnt tava da dinda de Quíron!!!
ResponderExcluirComo vc tá? Tá vendo que seu afilhado tá arrasando com a cadeira? rss!!
Que bacana esse caso do cão que aprendeu a linguagem de sinais!! Por isso que eu digo que os animais devem ser tratados como um ser humano, com dignidade, respeito e amor!
Ah, o blog ficou lindo com essa cor, Ceci!
Bjoss