quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Cães na Arte - Parte 1: Introdução






Cães e a Arte....
Oi queridos, como vão?
Falarei sobre dois assuntos que adoro, arte e cães, e melhor unir os dois num único tema, como pinturas e esculturas.
Sabemos que não é qualquer tela, nem escultura que são consideradas obras de arte, com valor cultural e relevância para sociedade e sim a qualidade, o traço, estilo, época e o conhecimento envolvidos na criação, que produzem uma obra de arte.
Tenho meus artistas preferidos, aliás todos temos, basta olhar e sentir o que aquela obra te “diz”, se ela mexe ou não contigo, assim avalio o que gosto e o que não curto.
Enfim, procurei muito e encontrei telas sensacionais que unem um belo traço com cães lindíssimos.
Comprei um livro muito legal, que através de pinturas de cães, organizadas cronologicamente mostram a relação homem e cão, através dos tempos e muitas vezes como pano de fundo percebemos claramente em que momento histórico elas foram pintadas.
O livro é: The Dog 5000 Years of the Dog in Art, Autora: Tamsin Pickeral. Ed. Merrel.
Existem poucos museus espalhados pelo mundo que contemplam este tipo de arte, exatamente telas que mostram cães e o seu tempo.
Escolhi esta galeria, pq achei muito interessante o modo como são escolhidas, avaliadas e organizadas para exposições.
Entrem: http://www.dogpaiting.com/
O William Secord Gallery, é a única galeria de seu tipo na América do Norte, especializada exclusivamente em cães do século XIX e XX e pinturas de animais. Fundada por William Secord, em 1990, tornou-se o destino mais popular para os interessados em cães na arte e colecionáveis. William Secord é a autoridade no mundo da pintura de cães do século XIX. Ele foi o diretor fundador do The Dog Museum of America e é o autor de três livros: Dog Painting, 1840-1940, A Social History of the Dog in Art; Dog Paiting The European Breeds, e A Breed Apart the Art Collections of The American Kennel Club e The American Kennel Club Museum of The Dog, disponíveis na galeria e no nosso site. Desde uma pintura de cães em períodos históricos relevantes, de antiguidades, ou de uma bengala antiga, do século 19 em bronze francês, ou de ter feito um retrato fiel do seu amado animal de estimação, para um amante de cães tudo é arte!
Como outras grandes telas(postarei algumas, que hj estão expostas em grandes museus pelo mundo, que nos contam um pouco do nosso próprio passado, estas contam como estes animais já faziam à diferença em outras épocas.
Estas telas me transportam para muito longe, eu as adoro e espero que "iluminem" vocês.
Postarei a seguir obras de arte, com dicas e sites para visitarem virtualmente as telas e os museus(galerias) especializados ou que possuam telas de/em “dog art”.
Bjkss
Cecília Amodeo.
Imagens de cima para baixo:
1) Artemis and Endymion, Nikolai K. Kalmakov(1873-1955).
2) Margot, Henri de Toulose-Lautrec (1864-1897).
3) Sympathy, Briton Riviere(1840-1920).
4) Attachment, Edwin Landseer(1802-1873).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...