Após fazer quatro meses de fisioterapia, o leão Ariel apresentou alguns sinais de melhora nas patas traseiras. Em dezembro de 2010, o felino, que vive no Canil e Escola Emanuel, em Maringá, passou por uma cirurgia para descompressão de um coágulo na medula, que impedia a sua locomoção.
A veterinária responsável pelo tratamento, Lívia Pereira Texeira, diz que apesar da evolução, não sabe se o animal voltará a andar. "Não posso afirmar isso, eu estaria me comprometendo com algo que eu realmente não sei. O Ariel tem que recuperar toda a massa muscular e melhorar a contratura das patas. Existe uma série de obstáculos a ser vencidos, mas eu acredito que chegaremos no nosso objetivo", ressalta.
Lívia conta que Ariel desenvolveu sensibilidade nas patas traseiras e está conseguindo sentar. "No início ele não aguentava ficar nem três minutos nesta posição, agora suporta até meia hora. Ele também puxa as patas traseiras quando sente algum incômodo", relata.
A veterinária ressalta que o tratamento é lento e gradual, tal como uma pessoa que sofre um grave acidente. O animal faz várias horas de fisioterapia por dia, com diversos aparelhos, como raio laser, ultrassom, entre outros. "No momento estamos no dedicando mais a alongamentos, exercícios que estimulem a força muscular e hidroterapia. Como está chegando o inverno, colocamos um aquecedor na piscina, que irá ajudar muito no tratamento", ressalta.
Recentemente Ariel recebeu uma cadeira de rodas feita especialmente para ele, mas ela está sendo pouco utilizada no momento. "Como ele ficou muito tempo parado, as patas dianteiras dele, que iriam fazer a força de locomoção, ficaram fracas. Por isso estamos trabalhando a resistência desses músculos para depois, então, colocá-lo de novo na cadeira", explica.
O proprietário do animal, Ari Marcos Borges da Silva, ressalta que não existe a possibilidade de sacrificar o felino. "Andaram dizendo isso por aí, mas nós jamais vamos desistir do bicho. Ele é nosso xodó, não existe essa possibilidade", afirma.
Contrato
A reportagem não pode fazer fotos do animal, já que há um contrato assinado entre o dono do canil e uma emissora de televisão que garante exclusividade na exibição de imagens de Ariel.
Por Rubem Pimenta.
Fonte: http://maringa.odiario.com/maringa/noticia/407106/ariel-apresenta-sinais-de-melhora-mas-locomocao-e-incerta/
Fonte Imagem: http://carlaomaringa.blogspot.com/2011/01/leao-ariel-e-submetido-cirurgia.html
cada dia que se passa rezo pela recuperação de nosso amigo Ariel,e tenho fé em Deus que ele irá voltar a andar,peço que seus donos naõ sacrifique ele caso naõ possa andar,pois quem tem direito de tirar a vida é DEUS,POIS QUEM SABE DANDO O CARINHO QUE SEMPRE DERAM ELE ACABA ANDANDO.
ResponderExcluirEssa ligação do animal dito "irracional" com o homem, neste caso os pais adotivos, humanos, mostra que não há maior força para a quebra da ferocidade que o amor. Amor dos pais para o animal e é notório, o amor do animal para com eles, os pais adotivos. Ninguém resiste ao amor.
ResponderExcluir