quinta-feira, 15 de abril de 2010

Ração seria "junk food" dos pets...

Olá Queridos!
Todos sabem que alimento meus cãe com ração "super premium", que inclusive até alguns meses atrás eu achava ser uma maravilha. Porém ao ler e conversar com as minhas queridas "ídolas" Camilli ( http://villechamonix.blogspot.com/ ) e Ana( http://www.maedecachorro.com.br/ ), comecei a refletir e sinceramente pensar em mudar tudo isto.
Existem pesquisas, de entidades sérias que atestam o que a matéria abaixo descreve.
Necessariamente seu pet não precisa virar um "vegano", mas podemos sim formular um cardápio equilibrado tanto com alimentos crus, quanto cozidos. E tb não estou falando em fazer qualquer comida.
No blog Cachorro Verde( http://www.cachorroverde.com.br/ ) temos diversas opções de receitas para agradar seu pet, deixá-lo feliz e saudável.
Não posso prometer que mudarei totalmente a alimentação de meus cães, até pq tenho muitos,e moram em lugares diferentes, tb não curto cozinhar, mas refletir e divulgar uma opinião que até então era diferente, necessariamente não significa mudar da "água para vinho", mas sim reconhecer que podemos estar equivocados e que tem gente correndo atrás da saúde de seus pets.
Pensem nisso, eu já comecei...
bjkss Cecília.




Alimentação industrializada pode matar animais domésticos, segundo pesquisa
12 de abril de 2010
O consumo de junk food em excesso associado a hábitos alimentares pobres em nutrientes afeta a vida dos seres humanos e, como se não bastasse, também pode comprometer a saúde dos bichos de estimação, levando-os à morte. A afirmação é do belga Gerard Lippert, que é acupunturista de animais. Em entrevista à agência de notícias AFP, Lippert comparou os alimentos industrializados oferecidos aos cães e gatos às fast foods e disse ainda que eles são responsáveis pela obesidade, e por sua vez, pela redução da expectativa de vida dos bichinhos.

O acupunturista chegou a esta conclusão após examinar o corpo de 600 cães mortos. O resultado: os que foram alimentados com comida processada morreram três anos antes dos que se alimentaram apenas com comida feita em casa. “Cachorros eram onívoros (se alimentam de produtos de origem animal e vegetal) que dividiam sua comida com os humanos”, explica Lippert.

De acordo com o pesquisador, durante a produção da ração, os ingredientes são cozidos em temperaturas tão altas que o calor acaba destruindo as vitaminas e outros elementos nutricionais básicos. “Nós não sabemos a origem das proteínas encontradas nesses alimentos, que conta com poucos vegetais na composição, e muitas vezes são compostos por uma quantidade excessiva de cereais, em muitos casos geneticamente modificados”, informa. “Nós estamos transformando nossos cães e gatos em ruminantes”, alerta o acupunturista.

Para reforçar sua pesquisa, Lippert informa que notou aumento nos atendimentos de animais que sofrem com problemas de pele, digestivos e motores.

O cirurgião veterinário e nutricionista Laurence Colliard, que atende em Paris, na França, acredita que apenas 5% dos franceses que possuem animais de estimação, fazem comida para seus animais. “Eu estou notando um aumento no número de alergias, diarreias, vômitos, problemas de pele, assim como obesidade, principalmente pelo excesso de calorias contidas nos alimentos industrializados”, explica Colliard.

A facilidade de apenas abrir o pacotinho e servir leva muitos tutores a optar pela ração, em vez de preparar refeições balanceadas, que devem conter cerca de 50 nutrientes, carne, legumes, arroz e alguma massa. E ao preparar o alimento é preciso também levar em conta o peso e exercícios diários.

Curiosamente, a indústria de pet food nasceu na Inglaterra, onde James Spratt produziu os primeiros biscoitos caninos no mundo, em 1860. Depois de 150 anos, muitos sites na internet estão pedindo o retorno dos alimentos naturais para animais de estimação.
Fonte: http://www.anda.jor.br/?p=56601 e Petmag.

2 comentários:

  1. Amada mestra, estou rindo sozinha com o ÍDOLA!
    :)

    ResponderExcluir
  2. E estou impressionada com seu conhecimento teórico! Tô maluca pra ver isso na prática...
    ;)

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...