Pós-Impressionista.
Harvest: Le Pouldu, 1890.
Óleo sobre tela (28,75 x 36,25 pol).
Tate Museum, de Londres.
Descrição: Gauguin pintou esta cena de colheita, enquanto ele vivia em Le Pouldu na Bretanha. Ele tinha sido a figura central de um grupo de pintores na aldeia vizinha de Pont-Aven. Então em 1890 ele se mudou para Le Pouldu em busca de uma forma ainda mais simples da vida. A essa altura, Gauguin abandonou sua forma precoce impressionista. Influenciado pela arte popular e arte primitiva, ele começou a usar áreas planas de cor e uma perspectiva distorcida em suas pinturas. A paisagem e a vida da comunidade camponesa inspirou algumas das obras mais robusto e simplificação radical de sua carreira. O cão nesta pintura foi dito pertencer ao artista. (Adaptado do site do Tate Museum).
Still Life With Three Puppies, 1888.
Óleo sobre madeira (36,1 x 24,6 pol).
Sra. Simon Guggenheim Fund.
Museu de Arte Moderna de Nova Iorque.
Descrição: Quando Gauguin pintou esta cachorra morta com três filhotes, ele estava vivendo na Bretanha. Ele abandonou a representações naturalistas e cores, declarando que "a arte é uma abstração", a ser derivada "da natureza, enquanto sonha antes dele." Os corpos dos filhotes de cachorro, por exemplo, são descritos em um padrão em negrito azul, e de seus casacos espelha o botânico impressão da toalha. Acredita-se que Gauguin inspirou-se na estilística para esta pintura a partir de ilustrações de livros infantis e de gravuras japonesas, que foram apresentados a ele por seu amigo e colega pintor Vincent Van Gogh no mesmo ano. (Adaptado do site Museum of Modern Art, Nova Iorque).
The Loss Of Virginity (Aka The Awakening Of Spring), 1891.
Oil Painting on Canvas.
Tahitian Pastorals, 1892.Óleo sobre tela (34,45 x 44,76 pol).
Museu Hermitage, São Petersburgo.
Descrição: Gauguin inicialmente passou dois anos no Tahiti (1891-1893), antes de retornar em 1895. Esta obra foi pintada durante essa estada em primeiro lugar e ele capta o idílio da vida natural, primitiva, um mundo que ele estava esperando encontrar na Polinésia. visão romântica de Gauguin foi preenchida com impressões vivas da paisagem exótica, a graça natural dos habitantes da ilha, e as suas crenças e rituais misteriosos. A pintura é composta de uma combinação de cores puras, um arranjo rítmico de linhas e áreas amplas de cores, o que sugere um tema musical harmonioso. (Adaptado do site do Museu Hermitage).
Self-Portrait with Portrait of Bernard, 1888.
Óleo sobre tela. (17,72 x 21,65 pol).
Museu Van Gogh, de Amsterdan.
Descrição: Em 1888, Emile Bernard trabalhou com Paul Gauguin em Pont-Aven, na Bretanha. Aqui, ele produziu esse auto-retrato, que ele escreveu com o texto "seg à copaing Vincent" e enviou a seu amigo Vincent em Arles. Van Gogh tinha efectivamente solicitado um retrato de Gauguin, mas Bernard respondeu que ele não se sentia confiante o suficiente para pintar o seu colega mais velho. Por meio de um compromisso que ele pintou este auto-retrato em tons de azul e verde, incluindo o chefe de Gauguin no fundo como um desenho estilizado. Van Gogh ficou entusiasmado com o presente - "um par de tons simples, um par de linhas escuras, mas ela é [como] elegante como Manet, verdadeiro e genuíno". Gauguin, Van Gogh enviou também um auto-retrato, que incluiu um retrato de Emile Bernard em segundo plano.(Adaptado do site do Museu Van Gogh ).
Arearea (Joyfulness), 1892 (1892-12).
Óleo sobre tela (29,53 x 37,01 pol).
Musée d'Orsay, Paris.
Descrição: Em suas pinturas taitianas, Gauguin inspirou-se no que viu ao seu redor, bem como das histórias locais e antigas tradições religiosas. Arearea é representativa dessas obras onde convivem o sonho e a realidade. A pintura é uma das "Tahitian" várias obras expostas em Paris em Novembro de 1893. Infelizmente, esta exposição não recebeu a resposta entusiástica que o artista esperava. Os títulos em "Tahitian" irritou muitos de seus amigos, e o cão vermelho provocou muito sarcasmo. No entanto, Gauguin Arearea considerado como um dos seus melhores quadros, e em 1895, ele foi tão longe para comprá-lo de volta para si mesmo antes de deixar a Europa. (Adaptado do site do Musée d'Orsay, Paris).
D'où venons-nous? Que sommes-nous? Où allons-nous? Where Do We Come From? What Are We? Where Are We Going? 1897 (1897) -1898.
Óleo sobre tela (54,76 × 147,48 pol).Museum of Fine Arts, Boston.
Tompkins Collection
Bridgeman Art Library.
Descrição: Quando viemos? O que somos? Onde Estamos Indo? Aborda a luta de Paul Gauguin, com o sentido da existência. Empobrecidos espiritualmente pela morte de sua filha, e financeiramente, como evidenciado pela sacos de juta que ele costurava por sua tela, este quadro Gauguin considerada a sua obra e a soma de suas idéias. O trabalho é feito para ser lido da direita para a esquerda com o cão representa Gauguin. O bebê significa o início da vida. A figura de costas para o espectador poderia ser entendido como o início da realização de um indivíduo do sexo. A figura do centro para alcançar uma maçã representa véspera. Monumental em tamanho, complexidade na composição e significado, este trabalho magistral resume a profundidade de Gauguin como artista. (Adaptado de NYU e Wikipedia.com).
Joan of Arc, or Breton girl spinning, 1889.
Fresco in wooden support (52,76 x 24,76 pol).
Museu Van Gogh, de Amsterdan.
Descrição: Gauguin concluído este trabalho, uma de suas composições somente em afresco, em 1889, para a decoração da pousada Marie Henry beira-mar, La Buvette de la Plage, no Le Pouldu na costa da Bretanha. Quando Henry vendeu sua pousada, os murais da sala de jantar estavam cobertos por papel de parede por quase 30 anos. Um jovem estudante americano e pintor, Abraham Rattner, notou o afresco brilhantemente coloridos sob um pedaço de papel de parede em 1924. Ao fazer a descoberta da "obra-prima perdida" de Gauguin, Rattner comprou toda a parede do proprietário. O afresco foi mais tarde restaurado, fortalecido e enviado para Paris. (Adaptado do site do Museu Van Gogh).
I raro te oviri (I) (Under the Pandanus I), 1891.
Óleo sobre tela (26,77 × 35,43).
Dallas Museum of Art, em Dallas.
Descrição: No Taiti, Gauguin encontrou tanto a distância real e psicológico para perseguir seu objetivo estético radical de uma arte que não copia a natureza. No âmbito do Pandanus, Gauguin suprimia ilusionismo espacial e, em vez construía a paisagem com faixas horizontais de cores que reforçam a bidimensionalidade da tela. O cão negro no centro da composição parece transcender o gênero, sugerindo as qualidades animalescas ou bárbaro que Gauguin imaginou que havia descoberto no sul do Pacífico. Gauguin claramente valorizava esta pintura. Ele aprovou a sua imagem numa xilogravura e uma monotipia, que ele usou no frontispício de seu relato semi-autobiográfico da viagem do Tahiti em primeiro lugar, Noa Noa. (Adaptado do site do Museum of Art, em Dallas).
Bonjour Monsieur Gauguin (II), 1889.
Óleo sobre tela (44,49 × 36,22).
Národní Galerie v Praze, Praga.
Descrição: Este trabalho foi produzido em resposta à pintura de Gustave Courbet que Gauguin viu no Musse Fabre em Montpellier, em Dezembro de 1888. Esse tema foi inspirado no Bonjour Monsieur Courbet, um quadro que fazia parte da coleção Bruyas Alfred, montado por um dos colecionadores de arte contemporânea mais importante da época. A tela mostra Courbet sendo atendido por Bruyas, seu maior patrono, e seu servo, no caminho de Montpellier. Versão de Gauguin sobre a pintura reimagina-se em uma "reunião" semelhante com uma dose de ironia, no lugar do rico colecionador de arte é uma mulher pobre Breton. (Adaptado de Gauguin (Colour Library).
Haere Pape, 1892.
Óleo sobre tela (35,91 × 26,14).
A Barnes Foundation Merion, Pennsylvania.
Descrição: Um exemplo de Gauguin e sua paleta de cores únicas e brilhantes, cuja influência seria vista uma década mais tarde, nas pinturas de Matisse, Derain e no estilo de les fauves (francês para "feras"). Uma abordagem à pintura que enfatizou as qualidades pictóricas e de cor forte sobre os valores de representação mantidos pelo impressionismo. (Adaptado do site do Art Institute of Chicago).
Fontes: http://www.thebark.com/content/paul-gauguin-mythic-life-painting
http://www.paul-gauguin.net/
Nenhum comentário:
Postar um comentário