sábado, 6 de novembro de 2010

Cão cego usa mesmo sistema que morcegos para sobreviver

Spitz alemão "enxerga" por meio de ecolocalização
por Redação Galileu
É muito comum deficientes visuais buscarem novas maneiras de perceber o mundo, e entre os animais esta forma de adaptação também parece acontecer. Rowan, um cachorro da raça sptiz alemão que nasceu sem os olhos, se utiliza da ecolocalização, mesma técnica usada por morcegos, para sobreviver. De acordo com o Express, dificilmente conseguimos perceber que ele não é um cachorro comum.
O cão, de pouco mais de um ano, usa o latido e depois escuta seu eco para saber para onde deve ir – assim como fazem os morcegos. Sua dona, a britânica Sam Orchard, diz que as pessoas raramente percebem que ele é cego, mas perguntam porque tem os olhos fechados o tempo todo.
Quando Sam, que é criadora de cães, percebeu que seu filhote não abria os olhos como os irmãos, decidiu levá-lo ao veterinário. Ela descobriu que o animal nascera sem os olhos por causa de um defeito genético, mas decidiu criar Rowan como os cachorros que já tinha.
Ela reparou que o comportamento do cão mudou quando ele começou as escutar o barulho das folhas das árvores que caiam no chão. Aos poucos, passou a se localizar melhor usando também os latidos. A dona diz ao site Small World que ele é um animal normal e vive feliz.
Link: http://revistagalileu.globo.com/Revista/Common/0,,EMI185497-17770,00-CAO+CEGO+USA+MESMO+SISTEMA+QUE+MORCEGOS+PARA+SOBREVIVER.html

5 comentários:

  1. Cecília muito obrigada pelo que me escreste.
    Sempre ajuda, sempre fico sabendo de algo novo, estou pensando em castrar o teddy, mas ele pode por causa da anestesia? Cecília outra pergunta, O teu cachorro toma o brometo uma vez ao dia? ou de 12 em 12 horas? quanto ele pesa?
    Obrigada pelo carinho, muito obrigada pela ajuda.

    ResponderExcluir
  2. Nossa, nunca imaginei que fosse assim, incrível...

    Uma ótima noite...

    Lambeijokas

    Lola

    ResponderExcluir
  3. Oi Cecilia! teddy está com 5 anos e 3 meses, a primeira crise aconteceu uma semana antes de completar os 4 anos.
    Ele pesa 6 kilos, o efeito colateral que ele tem é muita coceira, e isso aconteceu depois da entrada do gardenal.
    Brometo se dá em 12 em 12? a vet disse que uma vez por dia, uma unica dose de 240mg, mas é verdade ela nao é neuro, ela tenta fazer o maximo, é uma otima vet eu sei, mas não é a especialidade dela, e aqui pra falar a verdade, nao tem um neuro em vet, então eu poderia dividir 120mg de 12 e 12 horas certo?
    Quero muito ver teddy bem, ele é tão querido Cecília, um amor! como a gente a ama eles heim?
    Obrigada por tudo querida! me ajudas muito.

    ResponderExcluir
  4. Oi Cecília, conversarei com a vet dele, sobre o brometo, pode está ai o que vai ajudar teddy, pois ele tomava uma vez ao dia 240mg de brometo, mudamos para 120mg de 12hr em 12 hr e as crises aumentaram, vou ver certinho.
    é que segundo ela nao pode ultrapassar 40mg pode kilo, vou ver isso, vou ver com outro vet tbém o que ele diz.
    Porque Tyson ultrapassa essa dosagem de 40mg por kilo, pois ela faz uso de 1200mg de brometo por dia, 620mg a cada 12 horas não é? Obrigada pelas dicas, e a ajuda com meu teddy, ele ainda vai ficar livre das crises, vai sim! Obrigada Cecília! um beijo no Tyson!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...