segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Seu cachorro ficou cego? O que fazer? Dicas...

Oi gente, há tempos atrás li um post da querida Beta do http://valemontanha.blogspot.com/ desabafando sobre a cegueira de sua cachorrinha Malú, sobre sua culpa e angústia de saber que sua cachorrinha tão amada não "veria" seu bebê que tava na sua barriga, então resolvi ajudá-la a compreender melhor a situação da Malú e aqui embaixo estão minhas palavras, espero que sirva pra todos e principalmente pra vc(kitsune1977) que me enviou um post sobre sua cadelinha que perdeu a visão!
Te respondendo sim o Tyson mesmo sendo cego, rabugento e briguento deixo ele brincar com as fêmeas, já que com os machos ele nunca se deu bem, nem quando enxergava...rs.
bjks Cecília.

Link do post: http://valemontanha.blogspot.com/2010/06/bia-e-malu.html
Meu comentário:
Olá Beta, Parabéns pelo bebê!
Parabéns pelo amor pela Malú!
Fique calma, não fique nervosa não é legal pra ninguém, nem pra ti, nem pra Malú e menos ainda pro bebê.
Bom, saiba que os cães não dependem tanto assim da visão não, eles utilizam muito mais a audição e o olfato!
Dá um tempinho pra ela se adaptar a sua nova situação, ela vai sim ter uma vida normal!
Escuta o seguinte: Cães não vêm com os olhos físicos e sim com os olhos da alma!
Meu Tyson, fora a cegueira é epilético, ele corre, joga futebol e nada na piscina.... entendeu?!
Malú vai sim se adaptar, dê tempo pra ela mapear a casa, "sentir" os cheiros com mais atenção e toque a mais, com calma e carinho.
As mãos passam a ser nosso contato direto com eles.
Veras que ela ficará super atenta, utilizando os demais sentidos aguçadamente!
Leia estes posts que copiei aqui abaixo:
http://cachorrosespeciais.blogspot.com/2010/06/revolucoes-sensoriais-de-um-cao.html
http://cachorrosespeciais.blogspot.com/2009/07/caes-cegos-brincando-e-muito.html
http://cachorrosespeciais.blogspot.com/2009/07/treinar-caes-cegos-para-passeios-e.html
Têm outros posts no blog, dá uma pesquisada.
Fique calma, coisas assim acontecem mesmo, ainda mais com cães de raças com olhos saltados como os nossos.
Não mude os hábitos dela, os seus e de quem mais frequentar sua casa, não modifique os móveis de lugar, não mude os cheiros da casa, perfumes etc...
Estimule-a com brinquedos com barulhos, com comandos vocais e obviamente use a coleira sempre que sair, vc será sua mãe-guia!
Acrescento aqui: se tiver mais pets em casa coloque guizos nas suas coleiras, facilitará a localização deles para o pet cego.
Lembre-se de falar com seu cão cego, fale tb quando você se aproximar e for tocá-lo (especialmente durante o sono) para evitar que ele se assuste e possa vir ater uma atitude agressiva.Certo?
Calma e mãos à obra, olha pra frente e não pra trás,
bjks Cecília Amodeo.

6 comentários:

  1. oi, cecília,

    obrigada pela resposta. essa semana percebi q fiapinho está enxergando mais q os outros cães da casa(como vc disse, com os olhos da alma, rs - ela parece ver as pessoas "por dentro" e evita alguns desconhecidos...). ela sobe e desce as escadas sozinha e meu pai ficou impressionado ao vê-la correndo e latindo em direção ao portão, como sempre fez.
    já comecei a sair novamente com ela e não temos problemas, nem com os outros cães da casa. estou providenciando brinquedos novos pra ela, apesar dela ainda brincar com a bolinha de borracha roída q adora.
    li o post da sol e do tyson e aqui em casa tb acontece algo parecido, fiquei preocupada no início pq bucky, o mais velho da casa, q sempre esteve com fiapinho, estranhou qdo ela chegou em casa com o colar elizabetano e rosnou...mas hj já estão de volta ao grude...ela se pendura na cabeça do grandão e lambe o focinho dele(e ele finge q não gosta, rsrs).
    por enquanto ainda vou deixá-los separados qdo eu sair de casa...mas acho q com o tempo a vida deles vai voltar ao normal...
    mais uma vez obrigada por tudo!!

    p.s.: tb tenho um cão com epilepsia...mas é bem diferente do tyson...vive dormindo...e só desperta na hora de comer, acabou ficando enorme de gordo...

    ResponderExcluir
  2. oi cecília,

    Minha cachorrinha dalila ficou cega inesperadamente e lendo tudo isso eu fiquei mais tranquila,pois agora sei q mesmo sem a visão ela pode ter uma vidinha normal e feliz.

    Muito obrigada, vc me ajudou muito

    ResponderExcluir
  3. Oi Cecilia, achei o seu blog e gostei muito!
    E gostaria muito de uma dica pois tenho 5 cães e um deles perdeu a visão, tenho certeza que é por causa da idade pois eu ja a adotei sem saber sua idade mas ela deve ter seus 9 ou 10 anos.Pois bem, eu não tenho condições de levá-la à fazer cirurgia e ela também ja não é nova como ja lhe disse.Graças a Deus estamos se adaptando bem mas na proxima semana preciso ficar uma semana longe, mas minha família cuida muito bem dela mas só que ela é muiiiiiito apegada em mim, minha pergunta é: por ela aida estar se adaptando a essa cegueira a minha falta vai trazer algum problema na saúde dela?
    Há algo que minha familia possa fazer para ela se sentir melhor por esses dias que não estarei com ela? Aguardo sua resposta se for possível manda por email por favor(vivycfs@hotmail.com)minha linda chama-se Chulipa e é da foto do meu perfil
    Desejo que Deus a abençõe muito!

    ResponderExcluir
  4. Olá .. Tenho 4 cães todos machos, e um o Bolinha hoje aparentou cegueira com olhos claros quase brancos!Estou desesperada , não sei se eu vou me adaptar com isso !!! Nem sei o que fazer ... ???
    isso é um sofrimento muito grande pra eu e para ele .. o que eu faço ?
    Cíntia Krause

    ResponderExcluir
  5. Assim como a Beta eu tbm estou gravida e tbm fico mto triste q minha Poly nao enchergara meu bebe.
    Mas meu amor por ela e pela Olivia e tao grande q eu nao posso nem pensar q ela nao tera uma vida mais tao alegre, pois desde que ela comecou a ficar cega ela esta mto triste e medrosa, e ela era mto alegre e maluquinha do tipo q so aprende alguma coisa qdo quer. A Poly tem so 5 aninhos e sua doenca e congenita, nao tem cirurgia q de jeito, a OLivia e mae dala e elas convivem juntinhas desde sempre. gostaria de ajuda em saber como posso lidar com uma filha boa e uma q ficou especial?

    ResponderExcluir
  6. Olá!! Tenho 2 poodles e 1 dog alemão que se encontram senis..... já estão cegos, surdos, sem controle de esfincteres.... enfim.... gostaria de saber como posso estar melhorando a qualidade de vida deles, tendo em vista que os vejo muito apáticos diante de suas limitações.
    Neila Araujo neilaraujo@ig.com.br

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...