quarta-feira, 16 de março de 2011

No Brasil, Tartaruga c/ pata amputada ganha rodinha para conseguir andar

Cirurgia foi feita no Hospital Veterinário de Uberaba, em Minas Gerais.

Especialista disse que recuperação e estado de saúde do animal são bons.
Uma tartaruga macho teve a pata esquerda dianteira substituída por uma rodinha depois que o membro precisou ser amputado. A cirurgia foi feita no Hospital Veterinário de Uberaba (HVU), na Região do Triângulo, em Minas Gerais, há três semanas.

De acordo com o médico veterinário que fez a operação, Cláudio Yudi, a tartaruga da espécie Geochelone carbonaria vive solta em um terreno e cortou a pata em uma cerca elétrica que caiu no chão.

“O corte infeccionou e houve uma bicheira que comeu a metade do membro. Depois fazer uma avaliação, eu vi que ele não poderia ser recuperado. A saída foi amputá-lo”, disse Yudi.
Com três patas, os répteis têm dificuldades para se locomover, de acordo com Yudi. “Por isso, colocamos a rodinha debaixo da carapaça, colada com resina plástica”. Segundo ele, a roda é a mesma usada em móveis.
Yudi disse ainda que a tartaruga recebeu alta e que se recupera bem. A cada semana ela vai ao HVU para fazer uma avaliação médica. “A cicatrização dos pontos é um pouco mais lenta por ser um animal terrestre”, explicou o especialista em animais silvestres. Ele falou também que o estado de saúde do bicho é bom.
Alex Araújo

Do G1 MG, com informações do Megaminas.
Fonte: http://g1.globo.com/minas-gerais/noticia/2011/03/tartaruga-tem-pata-amputada-e-ganha-rodinha-para-conseguir-andar.html

2 comentários:

  1. ow tadinhaa... mas que bom que foi possível resolver e dar uma oportunidade para que ela continue a viver normalmente!
    ;D

    ResponderExcluir
  2. Que gracinha!!!!!!!! rsssssssssssss!
    Adorei!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...