quarta-feira, 25 de julho de 2012

Exame para detectar Alzheimer em cães

Assim como os humanos, os cachorros também parecem sofrer de doenças neurodegenerativas. É o que sugere um estudo feito pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). A boa notícia é que pesquisadores desenvolveram um teste específico para detectar a patologia, o que pode permitir o inicio de terapias antes de estágios mais avançados do transtorno.
A disfunção cognitiva se caracteriza por intensa desorientação do cão, diminuição da atividade física, mudanças nos padrões do sono, na rotina, nos hábitos de higiene e na memória visual – alguns cachorros não reconhecem os donos. As alterações são muito intensas e agem no cérebro de forma semelhante ao Alzheimer, diminuindo sensivelmente a qualidade de vida do animal.
Com base em modelos de detecção da doença descritos na literatura, sobretudo por cientistas de universidades internacionais, o veterinário Rogério Martins Amorim e sua equipe adptaram um intrumento para a rotina de atendimento clínico e aplicável como forma de diagnóstico precoce do transtorno.  O teste consiste em um aparelho de madeira que oferece um petisco ao animal sempre que escolher o objeto correto entre dois – pode ser uma cor ou um formato específico.
“ O próximo passo é validar cientificamente o modelo para que ele passe a ser usado no atendimento clínico do Hospital Veterinário da Unesp de Botucatu”, ressalta Amorim. Se aceito, o teste poderá prever que cachorros que não consigam acertar o objeto a ser tocado entrem para o grupo suspeito de disfunção cognitiva canina e sejam encaminhados para ressonância magnética e outros exames complementares.
Segundo o veterinário, as formas de tratamento nesses casos também precisam ser ampliadas. Agora, sua equipe pesquisa o isolamento e cultivo de células-tronco neurais presentes no bulbo olfatório de cães. A expectativa é que, no futuro, as investigações possam levar a terapias mais eficazes para a demência dos cães idosos.
Fontes: http://www2.uol.com.br/vivermente/noticias/exame_para_detectar_alzheimer_em_caes.html
http://www.gostodeler.com.br/materia/2356/caes_da_terceira_idade.html

Um comentário:

  1. Oi,
    Acompanho seu blog e gosto muito. Gostaria de pedir que vc divulgação que em São Paulo já tem um hospital veterinário público para que pessoas de baixa renda possam tratar seus ainmais......
    Obrigada!!!
    Ps. Vou te mandar o link da reportagem: http://www.123achei.com.br/noticias/dia-a-dia/2012/07/26/Sao-Paulo-recebe-primeiro-hospital-veterinario-publico-do-pais.html

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...