terça-feira, 12 de julho de 2011

Meu Barak e seu amigo Paco

Gostaria de compartilhar com vcs uma história bacana que ajudei a construir, é a história do Barak meu Labrador,de 5 anos e 6 meses e do Paco, Cocker Spaniel de 1 ano e 7 meses, ambos não castrados, este do meu amigo, vizinho e colaborador nesta empreitada, o Luiz Apolônio. O Barak sempre foi muito alegre, muito brincalhão e muito birrento com outros machos... Sim brigou diversas vezes, e foi desde filhote super socializado. Vai entender! Já o Pacão é o “Mister Simpatia”, se relaciona bem com tudo e todos.
Enfim, nos tornamos amigos do nosso futuro vizinho, o Luiz. Passamos a freqüentar seu apartamento e ele a nossa casa nova, ou seja, o Barak o conhecia sozinho e o Paco nos conhecia da mesma forma, sem cães...
Até que nosso vizinho se mudou para a casa ao lado da nossa e finalmente trouxe o Paco pra cá.
Confesso que li todos os livros sobre apresentação de machos adultos e não castrados, sabia que a probabilidade de não se darem bem era altíssima, mas mesmo assim nós “humanos de estimação” dos nossos cães não desistimos nunca.
Conversei muito com os envolvidos (meu marido e meu amigo), e com todos que freqüentavam nossas casas, explicava como devíamos nos comportar, o que não devíamos fazer para não atrapalhar o contato. Confesso que enchi o saco mesmo deles...
Então mãos à obra...
Como o Barak é maior, mais velho, briguento obviamente o consideramos o líder. E ficou para o Paco o lugar de jovem e “submisso”. Na verdade isto foi determinante, ambos tínhamos comportamentos diferentes, por isso fizemos a apresentação. Se percebêssemos dominância em ambos não teríamos insistido sozinhos nessa empreitada canina, teríamos contratado em adestrador.
Soltávamos o Barak primeiro, o deixávamosele cheirar tudo e ter contato visual direto pelo vidro da casa com o Paco, depois o prendíamos e o Paco era solto, e nós não “dávamos” atenção para ele, tudo com o Barak observando também pelo vidro. Eram como se fossem invisíveis para nós, seus humanos. Queríamos “dizer” para eles que não estávamos dando atenção para nenhum deles...
Combinamos que se tivesse que dar alguma atenção que seria para o Barak, o “líder”.
Dias se passaram, mantivemos a tática, foi difícil por que tínhamos que nos segurar, nos conter para não interferir.
Então pulamos para o passo seguinte: colocar a gradinha na porta da casa do Paco e soltar o Barak (Rei absoluto) e fazer o “contato imediato de primeiro grau”, focinho com focinho... E fizemos, e assim ficaram dias brincando pela gradinha, o Barak já fazia vigília em frente à portinha.
Até que resolvemos (muito apreensivos) colocar os dois cães na guia e sentamos para tomar um bom chimarrão, e fingirmos que estávamos calmos e tranqüilos. Eles dois acreditaram, passaram a se cheirar, a brincar na guia mesmo, até que os soltamos (Jesuissss) e adivinhem? Eles se cheiraram de novo, passaram a correr e brincar. Barak deu uns “corretivos” no Paco, mas somente quando este exagerava nas brincadeiras, mas nada perigoso tipo: “Fica na tua, eu q mando!” Guardamos todos os brinquedos nas semanas iniciais e supervisionamos durante dias as brincadeiras.
E desde então viraram irmãos, vivem brincando, vivem juntos. Incrível mesmo!
Atualmente relaxamos um pouco o nosso comportamento. Hoje eles nos obedecem, compartilham brinquedos (menos ossos), água e comida.
O Barak aprendeu a receber carinhos caninos, o Paco é muito afetuoso. Já o Paco aprendeu a levantar a perninha pro xixi , a latir pra defender seu território e outras coisinhas com o amigo Barak.
Portanto, a apresentação entre dois cães machos não castrados deve ser cercada de cuidados, muito planejada, analisada e contar com a participação de todos os envolvidos. Por que é sim uma atitude arriscada, porém a análise prévia do comportamento de cada cão é primordial, e o nosso envolvimento é determinante para que dê certo a apresentação entre cães.
Se você não tem esta paciência, e nem informações suficientes, aconselho que contrate um adestrador.
Espero que vcs gostem da nossa história!
No momento o Barak está com saudades do amigo Paco, que está hospedado e muito bem cuidado no lindíssimo Pet Village Animal Hotel.
Bjks Paco, Luiz, Barak, Rodrigo e Cecília.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...