sábado, 19 de junho de 2010

Revoluções Sensoriais de um Cão...


Conversando sobre a mudança do Tyson, com a chegada da Sol, a Camilli doVille Chamonix (Canil de onde vem a Sol), me escreveu estas palavras, "revoluções sensoriais" que acabaram definindo o título do post de hoje.
A Sol provocou noTyson uma revolução sensorial, eles têm andado juntos, ele ficou mais ativo, mais atento, menos preguiçoso, virou um "babá" da Sol, quando ela exagera na dose, ele aguenta mas avisa dando um rosnado.
Percebemos que quando ela dormia após brincar, ele se desesperava, sim quando ela desligava o "turbo", notávamos que ele ficava andando, desnorteado pela casa, então o levamos até o sofá, onde ela estava e na mesma hora que a cheirou, se acalmou e deitou no chão, embaixo do sofá, onde ela tava dormindo. Desde então, a colocamos sempre no mesmo lugar pra dormir, principalmente para quê a encontre sempre, e isso o deixa calmo.
Aprendemos tb depois de um banho, que ele a estranhou, quando ela apareceu com um novo "cheirinho", era outro perfuminho na roupinha dela, ele não a reconheceu  e não gostou. Então desde que percebemos isso passamos a usar o mesmo xampu, o mesmo perfuminho e os mesmos lencinhos umedecidos pra higiene íntima de ambos. Nunca mais a estranhou!
Conviver com um cão especial, cego é um aprendizado a cada dia.
Ele ainda não sabe interagir direito, mas tá aprendendo, sempre foi filho único.
Logo ele um cara tão diferente, egoísta e tão especial ... que detestava outros cães, tinha até então certeza que era humano!
Outro fato que nos deixa bastante felizes é uma constante troca de brinquedos, petiscos e até das tigelas de comida entre eles .... Um deixa o outro fazer o que quer, não há disputas ....
A Sol eu compreendo dividir tudo, afinal ela tem o temperamento super bacana, mas ele? Nosso velho Tyson? Só o amor mesmo... claro que mesmo assim seguimos todas as dicas de comportamento dadas por entendidos da área, inclusive a Camilli.
Para muitos talvez pareça bobagem estes comentários, mas para quem tem um cão cego, epilético, especial, entende exatamente o que estou escrevendo.
A visão nos cães é um sentido que determina muitos comportamentos, encontros, atitudes e sensações. Não é o sentido principal, mas essencial para sobrevivência!
O Tyson surprende sempre! Sempre foi do contra...
Contraria tudo q sabemos sobre comportamento canino... acho que vou por fora meus livros sobre este tema...rs.
A outra situação legal entre eles foi o nosso primeiro banho, sim Sol, Tyson e eu! Ela não sabia o q tava rolando, o Tyson sabendo tentou fugir, mas sei lá como, ele percebeu o nervoso dela, ele voltou ficou parado na porta do box e ela correndo direto pra porta do box, achei mesmo q ela queria fugir, mas não, assim q o deixei entrar, ela se acalmou tomou banhinho feliz da vida e ele plantado dentro do box esperando a vez dele e acalmando a espoleta! Ela o queria junto dela! Ele jamais faria isso, ele odeia o pré banho, o banho ele curte, mas o processo odeia! Imagina ficar plantado para apoiar a Sol!? Ele a socorreu...
Preciso dizer que a Sol foi determinante neste processo, seu temperamento perfeito, seu carinho e sua energia trouxeram estas mudanças positivas na nossa casa! Nosso medo era de eles não se aceitarem... ufa.
Ela chegou parecendo já ser daqui, não houve adaptação, foi instantâneo.
Mesmo depois de horas de voô, cansaço, fome e sede, em minutos, no carro ela já tava se sentindo à vontade!! Cumprimentava(cumprimenta ainda) todos como se dissesse:
"- Oi quanto tempo? Voltei, que saudade!" Vai entender... e quando quer algo, ela cutuca, puxa e arranha com sua patinha, de ossinhos até cafunés, ela pede!
Não existe medo no vocabulário dela, só coragem e curiosidade!
Ela adora o sol, sim se pudesse passava 24 hrs tomando banho de sol, o que foi ótimo pois nosso terraço era pouco utilizado, e agora virou o play da Sol e acabou levando todos nós pro sol tb.... claro que nos horários adequados para uma frenchie!
A Sol adora mergulhar a cara na tigela de água, mergulha mesmo, com direito a dar patadinhas na água e se sacode toda... achando que tá tomando banho... igual a nossa calopsita por sinal.... hehehe.
Ela adora dormir no colo, mas tb adora sua casinha, seu crate, seu quartinho e seus brinquedos. Ela ainda não se retira sozinha pra lá, pq como uma frenchie ela adora a muvuca da família.
Adoramos as expressões faciais dela, quando ela não vai com a cara da pessoa, a gente vê na hora, fica séria, não interage e pra piorar a situação fica de costas pra pessoa.... e a gente com aquela cara de idiota, sem saber o que dizer!!
Ela corre, corre, corre, pula, pula sozinha no ar, como se caçasse borboletas....as reais ela tb caça.... e ama ser escovada, ser massageada enfim ser amada.
Adora roer, roer até literalmente cair os dentinhos... hehehe... encontrei um e guardei!!
A Sol adora o frio, que tá chegando com tudo aqui... fica perto da lareira e ou do aquecedor!! Baita esperta...
Não poderia ter outro nome, Sol!! Aonde ela tá tudo muda, tudo fica mais iluminado.
Educadinha, segue no jornalzinho.
Enfim uma bela frenchie, equilibrada, alegre e muito inteligente!
Ela já percebeu que ele é diferente, que ele não a encara, nunca sabe exatamente onde ela está.... e ela se aproveita disso para se esconder e cometer pequenos furtos, sim os brinquedos do Tyson, ela os rouba...rs.
O único livro que mais ou menos descreve o que rola aqui é o da alcatéia livre, feita no livro Bem Estar Animal, q relata q tanto o alfa quanto a alfa, na verdade se comportam como pai e mãe de uma família! Q dividem tudo, se respeitam e convivem sem disputas!
Portanto para aqueles que têm cães especiais, ou cão filho único, pensem mesmo em dar um(a) irmãozinho(a) pra ele!
Com certeza eles agradecerão!
bjkss Cecília Amodeo.

4 comentários:

  1. Nossa, Ceci querida, que post lindo. E que paixão na vida do Tyson, hein? Beijo pra vcs!

    ResponderExcluir
  2. Que legal!!!!!!
    Não sabia que vc tinha um cão especial.
    Mas nada é mais legal que ter dois cães para terem companha.

    Beijão

    ResponderExcluir
  3. Oi, Cecília!!! Que linda a história de Tyson e Sol! Bem que eu queria um irmãozinho pra Quíron! Aliás, ele até tem a mãe, a irmã mais velha, tia, pai e tio, mas não deixo nenhum chegar perto dele, pois são mal cuidados! Meu pai acha que gosta de cachorro, mas eles vivem com pulgas e carrapatos!! Eu queria que meu namorado tivesse com um (agora ele n pode, pois n tem espaço no apt), assim eles seriam amigos! Mas ainda tenho esperanças... =)

    OBRIGADA pelas dicas no blog de Quíron!! Adorei saber que posso ter mais alternativas para meu filho! Infelizmente sou recém formada e ainda à procura de um emprego...no consultório não tenho lucro ainda...então tenho de depender de meu pai para os gastos com Quíron. Do pouco que recebo, pago uma parte de minhas contas e separo pelo menos R$ 50,00 para Quíron. Ainda não tenho como investir tanto com ele...mas tenho planos de qnd estiver trabalhando fixo, fazer uns investimentos com ele!! =))
    Mas vou procurar o neuro na UFBA, se não for tão caro, marco logo a consulta! Se for caro...terei de esperar meu emprego msm!

    MAS OBRIGADA MESMO! ADOREI E FIQUEI FELIZ COM SUA POSTAGEM!

    Bjao

    ResponderExcluir
  4. Sua... sua... sua baranga! Não consegui chegar no fim do post ainda, porque não paro de chorar.
    Amo vc!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...