domingo, 7 de fevereiro de 2010

Epilepsia afeta 5% da população canina!

"Epilepsia chega afetar até 5% da população canina
Os pets também podem sofrer de epilepsia, uma condição que provoca perdas momentâneas do controle da coordenação e movimentos involuntários.

Segundo a diretora do Hospital Veterinário Pet Care, a médica veterinária Carla Alice Berl, a epilepsia é uma excessiva descarga de energia elétrica nas células do cérebro, pois elas funcionam com impulsos elétricos.

A epilepsia manifesta-se quando o animal tem entre seis meses e cinco anos de idade, variando de animal para animal em frequência e intensidade. É relativamente comum nos cães e muito menos frequente nos gatos, aparecendo de forma repentina.

- Convulsão:

São contrações musculares bruscas e involuntárias que raramente duram mais que cinco minutos, mas às vezes o proprietário tem a impressão que duram mais.

• Antes de ter o episódio convulsivo, durante aproximadamente 1 minuto o animal se mostra ansioso, carente, pode se esconder e suas pupilas ficam dilatadas.

• Durante a convulsão ele pode urinar ou defecar, perdendo ou não a consciência, salivar, ter movimentos de pedalar ou estender as patas, rotacionar os olhos.

• Após a convulsão pode haver um estado de confusão mental, respiração rápida e às vezes fraqueza.

- Como agir se o animal está convulsionando:

• Remova todos os objetos de perto do animal para que ele não se machuque.

• Tenha cuidado, pois mesmo que seja dócil, o animal pode morder involuntariamente durante as convulsões.

. Na medida do possível mantenha a calma, pois os animais se prejudicam com a agitação no ambiente.

• Depois de finalizada a convulsão propicie um ambiente tranquilo para que ele se recupere.

• Uma vez que a medicação demora de 20 a 30 minutos para começar a agir, não há sucesso em tentar medicar o animal em casa durante a crise.

- Riscos que o animal corre:

• Ao contrário da espécie humana, os cães não correm risco de enrolarem a língua e morrerem asfixiados, pois sua anatomia muscular é diferente.

• Existe um estado clínico que se chama “status epilepticus” caracterizado por várias convulsões sucessivas. É uma emergência médica e o animal deve ser levado imediatamente ao médico veterinário, pois isto pode ser fatal.

- Causa da convulsão:

A exata causa não se sabe, mas em muitos casos esta condição é hereditária, aparecendo em quase todas as raças de cães. Trabalhos científicos indicam que de 0,5 a 5 % da população canina apresentam sinais de epilepsia durante a vida. Além da epilepsia, outras doenças também podem dar convulsões.

- Tratamento:

É importante ficar claro que o tratamento para a epilepsia não cura, mas controla o aparecimento das convulsões em frequência, intensidade e duração.

• O Fenobarbital (Gardenal®) controla convulsões em 80 % dos cães epiléticos.

• São necessários de 8 a 18 dias de tratamento para que esta droga atinja uma concentração ideal no sangue, portanto seja paciente, tendo consciência que no início as convulsões podem não cessar – é uma fase de adaptação.

• Ainda que pouco observados, há alguns efeitos colaterais do uso prolongado do Fenobarbital: principalmente acometimento do fígado e aumento de peso.

• Não deixe de dar o Fenobarbital repentinamente e certifique-se que está fornecendo corretamente, pois o animal pode expelir discretamente o comprimido, pois do contrário podem-se acentuar as convulsões.

• Além de medicação, alguns proprietários optam por tratamento conjunto com vitaminas e acupuntura.

Como deve ser o acompanhamento veterinário:

Periodicamente devem ser feitos testes para avaliar como está o fígado e se a quantidade do medicamento no sangue está adequada (dosagem sérica de Fenobarbital).

Com o tempo pode ser necessário aumentar a dose da medicação, pois o organismo pode desenvolver certa tolerância, talvez seja necessário aumentar a dose ou trocar o medicamento, mas só o Médico Veterinário pode fazer isto.

Alguns anestésicos como acepromazina e quetamina não podem ser usados em animais predispostos a terem convulsões. Evite situações de estresse e fique atento se elas forem inevitáveis, como fogos de artifício e visitas em casa."

Fonte: Folha on line
31/10/2009.

13 comentários:

  1. Eu possuo uma poodle que tem epilepsia. Meu veterinário não passou nada específico para uma prevenção de doença hepática. Há algum remédio natural que auxilie o fígado da minha cadela a funcionar bem por muitos anos?

    ResponderExcluir
  2. Olá Érica, tudo bem? Não conheço remédio natural para proteção do fígado, o que podemos fazer é auxiliar monitorando através de exames. Alguns leitores me indicaram o uso de homeopatia aliada a medicação, porém ainda não experimentei. Me parece que a utilização do brometo não interfere no fígado, portanto pode ser um ótimo aliado na redução do fenobarbital e consequentemente na deterioração do fígado. Volte sempre, bjkss Cecília.

    ResponderExcluir
  3. Olá!!
    Primeiramente quero lhe elogiar pela abordagem verdadeira com relação à epilepsia em cães. Trata o assunto de forma clara, verdadeira e de certa forma confortante, muito diferente da maioria dos artigos assustadores da internet.
    Tenho uma schnauzer de 6 anos e 8 kg que apresentou 2 episódios convulsivos ontem, sendo medicada com 0,8 ml de fenobarbital a cada 12 horas desde então. Hoje tenho forças e discernimento para escrever, mas ontem meu desespero foi total e mesmo trabalhando em hospitais há tempos com pacientes (humanos) assim, nunca pensei que pudesse me desesperar de tal forma. Tenho algumas dúvidas quanto ao prognóstico.
    Existe possibilidade de ter sido episódio isolado (mesmo sendo 2x num dia?)?
    O diagnóstico, se não for idiopático, é sempre por exclusão (hipocalcemia, hipoglicemia, etc)?
    Vale a pena realizar uma RNM?
    Os números realmente indicam baixa sobrevida aos pacientes com uso de fenobarbital devido à intoxicções renais/hepáticas?
    Existem tratamentos alternativos não alopáticos? (fitoterapia, homeopatia, etc)
    Com a atual humanização dos animais, pode haver relação com o 'gênio' ou 'personalidade' do animal?
    Podem parecer perguntas tolas, mas estou realmente preocupada e aflita.
    Muitíssimo obrigada!

    ResponderExcluir
  4. Olá Cecília, estava procurando na internet algum artigo sobre epilepsia em cães da raça cane corso, e, acabei encontrando suas explicações, tenho um história triste pra contar: hoje faz 3 dias que eu e meu marido mandamos sacrificar nossa cane corso de um ano e 3 meses de idade, pq ela já estava sofrendo há 4 meses com convulsões fortíssimas e, ultimamente o Gardenal não estava conseguindo controlar as crises, e como ela estava internada sob efeito de anestesia geral, o veterinário nos aconselhou sacrificá-la, pq ela estava sofrendo muito.
    O nome dela era Tyzuka e dixou uma filhote de 45 dias, e, nossa preocupação é de que ela possa desenvolver o mesmo problema. Eu gostaria de saber com vc, ou de alguém que possa ler este texto, quais as possibilidades da filhote ter epilepsia tbém, e se esta doença é característica da raça cane corso?

    ResponderExcluir
  5. tenho um cao pastor que ja esta tomando 4 comprimidos por dia,nao tenho grana para leva-lo a um medico por isso com ajuda e opiniao de amigos vou tratando dele,e um pena pois e um lindo animal que gostamos muito.

    ResponderExcluir
  6. Ola,tenho um poodle pequeno(billi)nosso bebe, ele tem 5 anos hehe.
    À 3 semanas ele teve uma convulsao,foi internado fez exames de sangue,urina e tudo,e passou 2 semanas ótimo,segunda da semana passada durante a madrugada,ele teve mais uma foi internado novamente,ate entao ainda nao estava tomando nada pois os vtes queriam esperar ja que o remedio é forte,e levariamos ele la c voltasse a ter convulsoes.pegamos ele na segunda a noite e pela uma da manha ele teve mais uma,corremos para clinica e ele ficou internado novamente.Pegamos ele na terça de noite e ele começou a tomar o medicamento para eplepsia e vitaminas.Na quinta feira umas 6 da tarde mais uma convulsao,eu estava sozinho com ele e nem sei como mas nao me dsesperei, pelo menos nao na frente dele,cuidei até terminar a crise meu marido chegou e levamos ele a clinica outra vez,ele ficou até ontem(segunda)de manha internado em observaçao.Aumentaram a dose do remedio e ele esta aqui do meu lado agora dormindo :)
    Quiz contar a minha historia tbm pois nunca tinha nem ouvido falar em epilepsia canina e agora que estou mais conformada(mas chorei muito no começo),estamos dando muito amor como sempre ao nosso bilizinho,mas agora com muito mais cuidado.Por enquanto nossas tardes sao na sala,e com 2 colchoes no chao...hehhe...meu bebe dorme o dia todo,mas o vet disse que aos poucos ele vai c adaptar ao remedio.Vamos esperar mais um pouco e castra-lo para ele ficar mais calmo,tbm deicho a porta da sacada fechada para nao ter barulhos,tenho certeza que nossa vida ira mudar bastante pois temos sempre que estar com ele,mais sempre faremos tudo que pudermos pelo nosso bebe!!!Ja achamos tbm em curitiba tomografia e cirurgia(o que por enquanto nao é o caso ja que esta leve como diz o vet dele).
    Ja estou bem menos revoltada e mais forte para cuidar do meu bebe,mas meu coraçao ainda dispara com qualquer barulho ou movimento estranho que ele faça!E digo para todos que tem um cachorrinho especial,jamais parem enquanto nao tiverem certeza que estao fazendo o possivel,pois eles estao sempre ao nosso lado para brincar e tal,mas nessas horas eles soh dependem de nós!
    E gostaria de saber tbm algumas dicas e cuidados que vc acha que seriam bons para a vidinha dele,tipo devemos passear com ele ou isso vai deixa-lo ajitado,ou algum outro tipo de cuidado. E uma coisa que ja estou percebendo é que ele esta comendo muuuuito mais que antes,ele chega a levantar de madrugada para comer,vc tem alguma dica sobre isso.
    Muito obrigada,adorei seu blog mesmo!!!
    Abraços!!!

    ResponderExcluir
  7. Olá Dassy, espero que volte ao blog para ler esta resposta, já que não encontrei teu email, procuro sempre responder diretamente para cada um que me pergunta sobre esta doença.
    Enfim, sei exatamente o que esta passando neste momento, é pesado mesmo, é um mundo novo, difícil e cheio de surpresas(desagradáveis). A gente fica com ódio sim!! Mas disfarce, pq eles percebem tudo, inclusive no momento da crise, saiba que eles sofrem um apagão, portanto não tem noção do que aconteceu, mesmo assim o tranquilize. Sabe como sei disso? Perguntei para vários epiléticos humanos e todos me responderam a mesmo coisa, que não sabem de nada do que aconteceu!! Melhor, né?! Pq é uma visão tenebrosa...
    Saiba que é super comum cães terem epilepsia, e poodles então tem um índice altíssimo de casos.
    Mas digo e repito, continue assim, estas no caminho certo!!
    Ele ficará assim meio "zumbi" durante alguns dias, até semanas, ficará sim confuso, distante, muito sonolento e esfomeado. Te garanto que assim que encontrarem a dosagem certa(sim, demora pouquinho) ele poderá continuar tendo algumas crises, que tendem a diminuir e sumir, mas ele estabilizando ele voltará a sua normalidade, é incrível! De "zumbi" ao estado normal, ele voltará a brincar, correr etc!!
    Me conta: qual foi o diagnóstico? o que causou as convulsões? Podem ser vários fatores, ou doenças, necessariamente não tem que ser epilepsia, ok? Aguardo tua resposta sobre o que deu nos exames dele.
    Até lá todo cuidado é necessário, excelente idéia de fechar a sacada, evitar barulhos é ótimo, dormir ao lado é show, saiba que são estas atitudes que fazem o tratamento dar certo! E sempre dar a medicação no mesmo horário!! Continue assim! Veras depois que este turbilhão passar, que valeu a pena.
    Dicas são várias, mas as principais são:
    Não mude a rotina dele; Evite sim agitos ou o que cause elevação cardíaca, ao menos por agora; Não mude a ração, não altere as quantidades, por enquanto, mas depois quando ele estiver estabilizado então fará sim um controle alimentar, já que o fenobarbital aumenta sim a fome dele; E quando ele tiver estável castre-o logo, faz muita diferença!! O meu Tyson melhorou 90%!!
    Só não entendi o que te falaram sobre cirurgia??
    Procure aqui no blog, coloque no buscador a direita lá em cima, tanto epilepsia quanto convulsões, que virão todos posts relativos ao assunto, vais ficar mais tranquila tb. Força, tranquilidade, saúde, conte comigo e bjks Cecília.

    ResponderExcluir
  8. Ola Cecilia,
    muito obrigada por me respoder,nao sei onde coloco meu email...hehe
    Obrigada pelas dicas com certeza vou segui-las.
    Quanto ao exame de sangue,deu tudo normal ,nao acharam nada.Por isso nao sabem dizer o motivo,parece que pode ser hereditaria,ou uma inflamaçao no cerebro por alguma batida(o que eu acho improvavel,pq ele nunca bateu a cabeça nem nada que eu lembre),ou um tumor no cerebro.Foi mais ou menos isso que eu entendi.Mas falaram que o tratamento é o mesmo,entao nao adianta muita coisa.E a cirurgia é pq estavamos indo atras de onde faziam a tomografia canina e achamos,mas o vet do billi falou que nao adianta fazer a tomografia,pois o tratamento sera o mesmo,mas tem a cirurgia no cerebro,o que pelo que ele falou nao é o caso do billi,pois a epilepsia dele nao é tao seria por enquanto e a cirurgia é bem arriscada,mais ou menos isso que eu entendi!
    Muito obrigada!!!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  9. Tenho uma cane corso de 1ano e 3 meses. Vacinada, vermifugada e até a data de ontem, aparentemente normal. Ela é super dócil, carinhosa e obediente. Convive muito bem com mais 3 cadelas que tenho, uma viralata, inclusive dorme com ela desde que ela era pequene. Ontem realmente me assustei ao vê-la de madrugada se debatendo dentro da casinha dela, como se estivesse tendo um ataque epilético. A única diferença de um ataque é que imediatamente assim que chamei-a pelo nome, ela se levantou, percebi que uma de suas patas dianteiras estava normal e a outra ela apoiava com a ponta das unhas, sem dobrar a pata. Porém ela estava com muita gosma branca na boca, como um cão com raiva e não me reconheceu. Tive que me afastar porque ela ameaçava me morder, latindo e rosnando o tempo todo. Me olhava fixamente e a cada tentativa de me aproximar, mais ela se enfurecia. Fiquei apavorada e entrei para dentro de casa,nem dois minutos depois ela voltou ao normal, chamei pelo nome e ela abanou o rabo, saí e ela veio carinhosamente para o meu lado. Hoje de manhã fui conversar com a veterinária que cuida dela desde novinha e pelo que relatei parece mesmo epilepsia, o que é estranho foi o fato dela se levantar no meio do ataque assim que eu a chamei, pois segundo a veterinária isso não ocorre.
    Gostaria da sua opinião a respeito disso. É possível um cão no meio de um ataque se levantar prontamente?
    Aguardo ansiosamente sua resposta e desde já agradeço!
    Cristiane Avelar

    OBS.: Meu e-mail é : cristianeavelar_8@hotmail.com

    ResponderExcluir
  10. Ola, eu tbm to passando por essa dificil tarefa, adotei da associação um SRD que ia ser sacrificado,cuidei, dei amor, mas ele é muito medroso,não deixa por coleira,não passeia na rua,mas meu quintal é grande e mesmo sendo assim,ele é amoroso, inteligente, brincalhão,adora uma bagunça,e agora começou ter convulsão,uma por mes,e semana passada teve duas numa madrugada, eu quase morro,o vet receitou gardenal, ele tem 15 kilos,então toma meio comprimido a cada 12 horas,de 100mg, mas da uma dó ele fica tontinho,tropeça,as vezes cai,e to querendo dar um homeopatico junto pra convulsão. desde então durmo na sala com ele,acordo a noite toda e até qdo ele se mexe meu coração dispara, ele esta comendo bem, bebendo muita água,e quer carinho o tempo todo. agora vou desligar a campanhia, pq ele assusta e fica agitado chorando com barulhos.deve ser por causa do remedio.é meu filho,amo muito, e tento ser forte,e pensar isso vai passar,eu ja até emagreci,e ando triste, de ver meu bagunceiro tão diferente. meu FLUCK vai sarar, eu creio nisso.mas é difícil, não tenho coragem nem de sair de casa com medo que ele tenha outra sozinho,e se machuque.porisso escrevi, pq até minha familia diz que é frescura,e ja escutei até pra mandar sacrificar. como? eles não sabem o que é amar um animal. bjossss

    ResponderExcluir
  11. Olá Liliane,
    Eu tenho um cachorro(mistura de pit bull e pastor alemão) que ao completar 01 ano teve sua primeira crise convulsiva e a partir dali toma gardenal de 100 mg meio comprimido de 12 em 12 horas. Hoje ele está com dois anos e pesa 23kg. As vezes ele fica até 2 meses sem nenhuma crise, mas no geral é a cada 30 dias. Mas a medicação deixa ele tranquilo durante o dia, dorme, mas acorda e brinca, corre atrás dos pombos e aproveito para dar banho. À noite ele quer exclusividade total até pegar no sono, fico com ele pra lá e pra cá. Qdo ele vai dormir(11:30 a meia noite), acorda as vezes 3 da manhã e me chama para ficar com ele, mas depois volta dormir e acorda as 6 da manhã. É uma rotina cansativa, mas não reclamo pq amo meu bichinho. Sempre oro por ele qdo ele quer dormir, canto louvores e assim ele dorme toda noite. Também coloco o remédio dele na hora da oração e coloco diante Deus a vida dele para que o Senhor cuide pois tb fico aflita qdo ele tem uma crise ou tenho que sair e fico pensando se ele pode ter crise. Mas procuro confiar em Deus e assim vou descansando disso tudo, pois é a primeira vez que tenho um cachorro assim, mas nunca vou abandoná-lo pois Deus me deu e ele é a minha alegria e o meu presente todo dia e eu agradeço a Deus a cada dia que ele não tem nada.
    Vai dar tudo certo com o seu cachorrinho tb. Deus preserva a vida dos homens e dos animais tb.
    bjs

    ResponderExcluir
  12. Boa tarde tenho uma pitt bull fêmea está gravida de 45 dias ,esse dias 09/09 teve um ataque epiletico de noite ,depois de madrugada , de manha 10/09 estava espumando sangue e depois de tarde teve outro.é perigoso tem chance de perder os filhotes ela tem mais ou menos 1 ano a 1 ano e meio .Grata me ajude

    ResponderExcluir
  13. Estou com meu coração partido.
    Hoje levei meu cachorrinho para uma clinica veterinária para castrar, e segundo informações, teve duas paradas cardíacas e não resistiu.
    Era um chihuaua de quatro anos. Desde os dois anos e nove meses ele passou a ter convulsão devido a epilepsia herdada.
    Antes foi feito um hemograma que não apresentou resultado que impossibilitasse a cirurgia, e os cirurgiões foram alertados quanto ao problema de convulsão por epilepsia.
    Durante a avaliação pré cirúrgica no dia anterior, eu disse que se houvesse risco de vida, eu não faria a cirurgia.
    Perdi... perdi um animalzinho que me amava e confiava em mim.
    Fiquei com a imagem dele na lembrança, olhando para mim sentadinho no banco do carro me olhando enquanto eu dizia: "vai dar tudo certo, ok?? Não fique com essa carinha triste." Um engano meu que foi a desgraça dele. Poderia ter vivido mais uma porção de anos se eu não tivesse tido essa infeliz idéia. Estou realmente muito triste.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...