segunda-feira, 25 de junho de 2012

Lennox, o cão condenado à morte



A última apelação da dona do cachorro Lennox para salvar a vida do animal foi negada pela corte de Belfast, da Irlanda do Norte, na semana passada, apesar de toda campanha pública feita em torno do caso. Lennox vivia em uma residência protegida com cercas para que não fugisse, era castrado e tinha seguro. Dois anos atrás, esse cão considerado dócil por seus donos, foi levado de sua residência para o corredor da morte por ser considerado da raça pit bull.
O especialista em comportamento canino César Millan, apresentador do programa “O Encantador de Cães” no Animal Planet, se pronunciou contra a decisão tomada pela execução do animal. “Eu conheço o caso de Lennox. É uma decisão com que realmente não concordo. Minha equipe está trabalhando para encontrar uma solução melhor”, disse Millan pelo twitter.
Lennox foi tirado de sua casa em maio de 2010, depois de uma denúncia anônima que alegava que um cão capaz de “arrancar cabeças” morava na residência. O depoimento de um dos guardas que retirou o cachorro do local está sendo usado como indício de que Lennox pode ter um comportamento agressivo. O guarda alega que o animal pulou em cima dele e o empurrou com o focinho enquanto a remoção era feita.
Antes da denúncia e do depoimento, porém, nenhuma queixa alegando comportamento agressivo foi registrada contra Lennox. O cão servia de companhia para a filha deficiente de 11 de anos e a família alega que era manso e se comportava de forma impecável.
Na Irlanda do Norte, pela lei, é proibido ter um cão que pela sua constituição física possa ser considerado um pit bull. Se encontrados, cães com esse traços devem ser executados por serem considerados uma ameaça à sociedade, a não ser que se prove que não oferecem perigo, o que é raro. Testes físicos medindo o tamanho dos ossos da cabeça e das patas foram feitos em Lennox e concluiu-se que ele poderia ser classificado como pit bull.
Lennox está preso há dois anos aguardando que os processos acabem e que a sentença definitiva seja dada. Fotografias recentes do animal mostram que ele perdeu bastante pelo durante o confinamento, provavelmente devido a stress. A família entrou com diversos recursos durante esse período para tentar salvar a vida do animal. Além disso, uma petição online para salvar a vida de Lennox foi feita e já tem mais de 150 mil assinaturas. Uma casa provisória na Irlanda, onde não existe a lei contra pit bulls, também foi oferecida caso o cachorro fosse libertado.

Depois da decisão tomada na semana passada, porém, apenas um apelo em uma questão de direito nas próximas quatro semanas – ou um perdão – pode salvar Lennox. A data exata para execução ainda não foi marcada, mas a previsão é de que ocorra dentro de um mês.
Facebook Oficial Save Lennox: https://www.facebook.com/TheLennoxCampaign

(Por: Juliana Malacarne e Vinícius Galera de Arruda).
MINHA OPINIÃO: IGNORÂNCIA MATA, SOU CONTRA O EXTERMÍNIO E A FAVOR DA VIDA. 
É UM ABSURDO ARRANCAR UM ANIMAL DE UM LAR, PRINCIPALMENTE UM CÃO DÓCIL E DEPOSITÁ-LO NUM LOCAL ISOLADO.
JÁ ASSINEI A PETIÇÃO E VC? CECÍLIA AMODEO.
Fontes: BBC e The Guardian; Imagens: Reprodução/Facebook

9 comentários:

  1. Também assinei a petição!
    É um absurdo sacrificarem esse cão!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Cecília,

    Também estou na campanha para que a petição seja assinada, parabéns por estar ajudando, isso é um absurdo e só a sociedade civil poderá fazer alguma coisa.

    Acesse meu blog: cimarquesartes.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o ser humano não pode condenar qualquer animal que seja,pois,somos cheios de defeitos e refletimos na maioria das vezes a educação que recebemos,o mesmo acontece com os animais,se plantarmos o bem colheremos o bem, e com os animais não e´deferente, pois, eles nao nos traem, nao nos abandonam,nao nos descriminam,nao sao interesseiros e também não vivem em função de dinheiro. Agora pergunto,será que alguém tem direito a nao ser DEUS de tirar a vida de um ser inocente como lennox?
      Pergunte ao seu coração,pense em DEUS que não condena ninguém, e terá a resposta.
      OBS:o animal é um ser irracional,e o homem como ser racional está agindo pior do o irracional,pois,não é a raça que determina o comportamento do animal e sim a criação.

      Excluir
  3. vi a reportagem dessa injustinça ontem (01/07) do esporte espetacular e me emocionei muito. estou junto nessa causa.

    ResponderExcluir
  4. Gente quem puder pelo menos curtir isso http://www.facebook.com/SalveLennox

    ResponderExcluir
  5. espero que essa petição seja assinada. que esse pobre animal volte para seu lar.por que ele não cometeu crime algun! que deus toque no coração das altoridades que devolva ele para sua dona. ele não tem culpa da sua raça. por favor devolva a felicidade de lenox.

    ResponderExcluir
  6. Pobre animal... um cachorro que pela reportagem que foi passada no domingo espetacular não oferecia risco a ninguem, espero e desejo muito que esse cão volte para sua família. Vamos juntos nessa para salvar lennox... Fiquem com DEUS.

    ResponderExcluir
  7. sera que ese juiz tem amor por alguma coisa?

    ResponderExcluir
  8. Eu sou completamente contra, acho que independente do animal ser dócil ou não não temos o direito de tirar a vida do mesmo.
    Espero que todos se sensibilize em prol dessa campanha, pois é muito dificil perder um animal.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...