segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Zandor, um herói ESPECIAL...

"Resgate de um herói chamado Zandor
Quando fomos convidados(
VETERÍNARIOS NA ESTRADA) para retornar à cidade de Nova Friburgo, não imaginávamos que faríamos mais um resgate.
Agora, nosso resgatado é um herói, o cão Zandor.
Zandor é um cão mestiço labrador e pastor alemão, que, por 4 anos serviu como soldado, no canil dos bombeiros de Magé, Rio de Janeiro.
Zandor recebeu treinamento intensivo, atuou em varias missões, localizou corpos, salvou vidas e trouxe dignidade a muitos.
Apresentou problemas graves de saúde. Teve glaucoma severo bilateral, decorrente da doença que o carrapato transmite, o que levou a perda total da visão.
Quase sem recursos financeiros, seu dono, Sargento Peixoto, nos procurou pedindo ajuda no caso Zandor.
Durante nossa ação e atuação na Região Serrana , no RJ, conhecemos o Sargento Peixoto, juntamente com outros Bombeiros de outros quartéis do Brasil e de outros Países, como K9 de Portugal.
Imediatamente nos colocamos a disposição da corporação de Magé, e trouxemos Zandor para São Paulo.
Realizamos vários exames, onde constatamos uma doença grave , Erliquiose. Uma doença transmitida por carrapatos, o que provavelmente levou ao glaucoma agudo, e a perda da visão.
Zandor recebeu medicação e tratamento VIP.
Zandor teve ajuda tb auxílio espiritual foi super energizado.
Zandor recebeu visitas do Comandante Ferreira, do Corpo de Bombeiros Civis de Campo Limpo Paulista, e Diego, adestrador que está trabalhando cães farejadores na região de Campo Limpo Paulista.
 
Foi uma cirugia delicada, pois tínhamos que controlar a dor, maior inimigo deste tipo de cirugia do seu amigo. Seu turor estava apreensivo com o procedimento cirugico, afinal, Zandor seu amigo e companheiro seria submetido a uma cirurgia de risco....
Apresentava melhoras a cada dia, e, quando estava em condições de cirurgia, no dia 31 de maio, realizamos a enucleação dos dois olhos.
Dia 7 de Junho, Zandor está em plena recuperação,realizamos troca dos curativos a cada 48 horas,continuamos com a medicação. Zandor está muito atento. Sem sentir dor, caminha mais confiante pelas ruas, consegue apurar outros sentidos, conseguindo melhor se localizar em ambientes que anda pela primeira vez. Durante todo o resgate, tratamento e procedimento, a equipe do Programa Domigo Espetacular nos acompanhou e documentou tudo, em breve a historia do Zandor será exibida na íntegra(21/08/11), em horário nobre, como Zandor merece.
Zandor, você está sendo um herói e exemplo de vida. Apesar de não mais ver com seus olhos, consegue enxergar na alma do homem a confiança e segurança que você, muitas vezes demonstrou.
Após a cirurgia, o Zandor foi transferido para a Pet Life, Clinica que pertence ao meu irmão do coração. Hoje, passados 15 dias, retiramos os pontos, e refizemos o hemograma.
Recuperação pós cirúrgica
A mais pura demonstração de superação.
Para nossa surpresa e alivio, os pontos estavam totalmente cicatrizados, a ferida cirurgica estava seca, sem secreções e o hemograma estava NORMAL.....
O Zandor estava quase impossivel de ser contido, para retirarmos o curativo, foi necessario 3 pessoas, pois ele estava euforico, e esse comportamento tem sua logica......SEM DOR.....
Ganhei até beijos......... O Zandor está ótimo, apesar de não ter mais seus lindos olhos, agora ele vê com o nariz, ouvidos e coração.....
Após sairmos da clinica, fomos dar um passeio no parque do Museu do Ipiranga, o Zandor corria como um filhotinho, sem medo, confiante, pode parecer pouco, mas ele até levantou a perna para fazer xixi..... para ele foi tudo de bom poder cheirar as arvores sem ter medo sem sentir dor....
Na volta, fizemos uma parada no quartel dos bombeiros do Ipiranga, onde está o Primeiro GB. Todos os bombeiros estão acompanhando a historia do Zandor, e ficaram emocionados quando o viram...
Zandor está muito bem, sem dor, sem desconforto, recebendo muito carinho e solidariedade, muito importante para sua total recuperação. Apesar da aparencia, pois ele está sem seus olhos, Zandor demonstra estar feliz e contente, com apetite e disposição. Quando anda na rua, tem total confiança em quem o conduz.
Zandor, o significado de seu nome é tão nobre quanto seu espirito.
Zandor significa "A DEFENSORA" A primeira letra do seu nome, sua letra do destino, diz que voce pode ter varios problemas na vida, mesmo que não os busque para si. Mas é alguém que possui um grande coração e muita vitalidade também. Um dia, voce terá que confiar mais nos outros e acreditar que a felicidade existe sim....
Zandor, esse é voce........
Zandor volta pra casa
Foi recebido por todos do canil......
Acessem o video, onde contamos a história desde o início, algumas imagens do mkof do programa.
Desde nosso primeiro contato até seu retorno, em Magé, Rio de Janeiro foram 47 dias . Durante todo esse período, Zandor nos ensinou muito. Nos ensinou que, conseguimos conviver com diferenças, tanto faz o que voce enxerga, o mais importante é ver com o coração.
Zandor dormiu tranquilamente durante toda viagem, mas quando chegamos ao quartel, reconheceu imediatamente sua casa. andou por toda parte sem a necessidade de guia. caminhou ao lado doSgto. Peixoto, sempre sorrindo com sua cauda......
"Quando Deus, nosso criador, uniu o cão ao militar, ambos formaram uma unidade de salvamento.
Com seu faro aguçado, o cão passou a ser os olhos daquele que o conduzia....
Com sua audição apurada, passou a ser os ouvidos.....
Essa unidade de salvamento e resgate nos salva de escombros e florestas, sempre dando forças um ao outro.....
E quando a situação for adversa e mais dificil de superar....ambos encontram forças para continuar.....
A determinação de nunca recuar e a nobre missão de salvar, jamais fracassar....."
As frases acima foram tiradas da oração do adestrador, que explicam perfeitamente a sincronia entre homem e animal.
Zandor dentro da viatura dos Bombeiros, no dia 28 de junho de 2011.
Assim que entrou na viatura, se ajeitou como de costume......estou em casa ele pensou.....
Zandor sentiu-se em casa dentro da viatura.
Sempre agradecemos a Deus por nos acompanhar nas estradas, e agradecemos a ELE por estar ao nosso lado sempre."
Por Vet. Amélia.
PESSOAS MAIS QUE ESPECIAIS: SEU TUTOR SARGENTO PEIXOTO, A VET. AMÉLIA MARGARIDA DE OLIVEIRA, ZANDOR E VET. FÁBIO GIORDANO.
"Fazei de seu faro, meus olhos!"
Fonte: http://www.veterinariosnaestrada.com.br/samba/blog/7-expedicoes/176-zandor.html
http://www.veterinariosnaestrada.com.br/samba/blog/54-reportagens/177-um-heroi-animal-zandor.html
http://www.veterinariosnaestrada.com.br/samba/blog/7-expedicoes/178-zandor-volta-para-casa.html

5 comentários:

  1. Oi Cecilia,

    Assisti a esta matéria e me emocionei muito. Ele é um herói com certeza.

    Beijos e fique com Deus

    ResponderExcluir
  2. Quero deixar aqui meus parabéns para todos, podem ter certeza que vocês são pessoas do Bem. Abraçar uma causa e importante executar e fantástico. Novamente, meu agradecimento a todos envolvido nesta causa se um dia ajudais o próximo pode ter certeza que viras o retorno. Felicidade ZANDOR.

    ResponderExcluir
  3. Um exemplo de amor e respeito por um cão que só deu amor e trabalhou para ajudar o ser humano.
    Parabéns à equipe médica que fez a cirurgia e ao Sargento Peixoto por sua dedicação ao Zandor.
    Que Deus ilumine todos vocês!

    ResponderExcluir
  4. também assistimos eu e minha filha de 10 anos,nos emocionamos demais também...muito linda esta história e um exemplo de vida para muitos seres humanos...

    ResponderExcluir
  5. Rapaz, estou querendo saber mais a fundo como foi esse lance do cachorro ter sido picado (mordido) por um carrapato e deu glaucoma, é comum? se fosse em um ser humano teria a mesma consequencia?

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...